Major Fábio participa das comemorações pelo Dia do Exército

Majr FábioAntecipando as comemorações do Dia do Exército celebrado em 19 de abril, nesta quinta-feira (17), foi realizada uma cerimônia no 15º Batalhão de Infantaria Motorizado de Cruz das Armas, em João Pessoa, com a participação de todas as unidades do Exército sediadas na capital e em Bayeux. O deputado federal paraibano Major Fábio (Pros) participou da solenidade.

Durante as homenagens, civis e militares que prestaram relevantes serviços ao Exército foram condecorados com diplomas e medalhas de colaborador emérito.

-Essa força de segurança merece nosso reconhecimento pela sua história de garantia e luta pela paz social e proteção do Brasil. Também quero chamar atenção para o relevante serviço prestado através de grandes obras como a duplicação da BR 101 e a transposição do rio São Francisco, ressaltou o deputado federal Major Fábio.

Também fazem parte das comemorações do Dia do Exército uma exposição de material no aeroporto Castro Pinto e a apresentação da Banda de Música da Guarnição de João Pessoa no dia 16 de abril, às 19h, no Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú.

História

Em 19 de abril de 1648, em Jaboatão dos Guararapes na grande Recife, aconteceu a primeira Batalha dos Guararapes, também conhecida como Insurreição Pernambucana. Ali, um grupo de brasileiros, de diferentes raças (negros, brancos e índios), mas com o mesmo sentido patriótico, se uniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.

Foi durante esse levante que, pela primeira vez, foi mencionada a palavra pátria em um documento. Daquele episódio histórico surgiria o sentimento nacionalista, forjado na conduta dos heróis de Guararapes e a partir do qual cresceu o Exército e a própria nação.

A história do Exército se confunde com a história do próprio Brasil, desde a expansão territorial, as lutas de emancipação e de manutenção da sua integridade, até a consolidação da democracia e a projeção internacional.

Fonte: Da Redação com Ascom