onda-do-ano

Brasileiro disputa maior prêmio do surfe de ondas gigantes

surf-brasilMarcelo Luna surfou na Praia do Norte, em Nazaré, aquela que pode ser a maior onda do ano, no dia 17 de Dezembro de 2016.Facebook/Marcelo Lun
Uma onda surfada pelo brasileiro Marcelo Luna, em Nazaré, Portugal, entrou na disputa pelo troféu da Big Wave Awards, a maior premiação do surfe de ondas gigantes. O esportista conversou com a RFI sobre a indicação e um projeto que desenvolve junto a crianças e jovens carentes.

Luciana Quaresma, correspondente da RFI em Portugal

Marcelo Luna surfou na Praia do Norte, em Nazaré, aquela que pode ser a maior onda do ano, no dia 17 de Dezembro de 2016. A World Surf League (WSL), a Liga Mundial de Surfe, não demorou para anunciar que a façanha do surfista brasileiro está na disputa da XXL Biggest Wave Award, o “Oscar” das ondas gigantes, na categoria “maior onda do ano”.

A indicação é um sonho que se torna realidade para este surfista que começou a perseguir ondas gigantes há pouco mais de um ano. “Esse é um feito enorme para alguém que chegou há pouco tempo a essa categoria. Para mim, é como se já fosse um troféu”, comemora.

O “canhão” da Nazaré

A paixão de Marcelo Luna por Nazaré surgiu ao ver um vídeo de surfe da Praia do Norte onde estão as maiores ondas do mundo. Foi então que decidiu que surfar o “canhão da Nazaré”, como é conhecida a Praia do Norte. A partir daí, a vida do brasileiro mudou. “Hoje eu vivo em função de perseguir essa onda, de encontrá-la em ‘uma condição gigante’ para ser detentor de um recorde e tentar surfar a maior onda do mundo. Passo o ano inteiro nesta função: treinando, planejando e me colocando em condições físicas e mentais para poder alcançar esse objetivo”, contou à RFI.

Marcelo Luna é hoje um dois maiores exemplos de superação e resiliência no surfe. O brasileiro teve uma infância difícil ligada ao crime e às drogas mas encontrou no esporte a força para mudar sua vida. “Essa minha capacidade de superação vem da fé que tenho em Deus”, ressalta.

Surfista criou projeto para ajudar jovens e crianças carentes

Com o objetivo de ajudar crianças e jovens através do surfe, Marcelo Luna criou o projeto “Meu Mundo, Meu Sonho”, através do qual ele espera passar a mensagem inspiradora de que tudo é possível. “Todas as pessoas, quando jovens, criam seu próprio mundo e têm um sonho. Como eu tive muitas dificuldades para realizar os meus sonhos, tive uma vida muito difícil, hoje meu intuito é rodar o planeta ajudando crianças carentes, jovens viciados em drogas e álcool, para que eles possam acreditar que é possível e trabalhar em prol daquilo que querem.”

Noticiário Francês