João Pessoa 23/03/2019

Início » Notícias » Marcus Rodrigues é nomeado presidente do Inep e será responsável pelo Enem

Marcus Rodrigues é nomeado presidente do Inep e será responsável pelo Enem

Nomeação saiu no DO desta 3ª Substitui Maria Inês Fini

Marcus Vinícius Rodrigues (dir.) ao lado do atual ministro da Educação, Ricardo Vélez RodríguezLuis Fortes/MEC

Marcus Vinícius Rodrigues, 63 anos, será o novo presidente do (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Ele substitui Maria Inês Fini, que ocupava a presidência do órgão desde 2016.

A nomeação dele foi publicada nesta 3ª feira (22.jan.2019) no Diário Oficial da União. Eis a íntegra:

Reprodução/DOU – 22.jan.2019

O Inep é vinculado ao Ministério da Educação e é responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e pelo Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Em entrevista ao jornal O Globo na 6ª feira (18.jan), Marcus Vinicius disse sua gestão contará com uma comissão de revisão do Enem. Ele afirmou que irá olhar, pessoalmente, a prova para retirar eventuais questões “que tragam uma ideologia forte”.

Disse ainda que o novo Enem será “bem mais apurado” e alinhado à “nova postura” do governo.

Marcus Vinícius tem 63 anos, é cearense, e já atuou como executivo. Escreveu 11 livros sobre gestão e análise organizacional, qualidade e produtividade, dentre eles Qualidade de Vida no Trabalho e Ações para a Qualidade.

É doutor em Engenharia da Produção pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro); mestre em Administração de Empresas pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais); especialista (MBA) em Formação de Executivos pela Universidade dos Correios; e bacharel em Engenharia Elétrica pela UFC (Universidade Federal do Ceará).