STG017. SANTIAGO (CHILE), 15/07/2017.- Vista general de un sector precordillerano bajo la nieve hoy, sábado 15 de julio de 2017, en Santiago (Chile). La capital chilena se vio afectada este sábado por la mayor nevada de la última década, un fenómeno que dejó a más de 300.000 hogares sin suministro eléctrico y que se repitió en otras regiones de la zona centro y sur del país. Santiago amaneció cubierto por un manto blanco tras el intenso temporal de nieve que cayó durante la madrugada, una postal poco habitual para esta urbe de más de siete millones de habitantes. EFE/Elvis González
O frio retorna nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e há previsões de friagem até no sul da Região Norte, indica o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet). O instituto não descarta a possibilidade de neve nas serras gaúcha e catarinense na segunda e na terça.
A Metsul Meteorologia aponta temperaturas abaixo de zero em quase todos os municípios do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre. O Climatempo alerta ainda para o risco de geada na Região Sul e até no Mato Grosso do Sul.
Regiões do Uruguai e da Argentina também devem presenciar neve ou chuva congelada, inclusive as capitais Montevideo e Buenos Aires, diz a Metsul.Segundo com o Inmet, as temperaturas em São Joaquim, na Serra de SC, vão bater os -4ºC na madrugada de segunda, com grande probabilidade de neve, noticia que fez lotar a maioria dos hotéis da cidade.
Já na Serra Gaúcha a previsão é de -2ºC a mínima e 7ºC a máxima em Vacaria, com pequena possibilidade de neve ou chuva congelada na região. O Inmet prevê que o frio perca força no decorrer da semana.
No sábado, 15, a capital chilena amanheceu cheia de neve após uma tempestade que caiu durante a madrugada, formando uma paisagem rara para os mais de 7 milhões de habitantes da região metropolitana da cidade. Segundo o governo local, 337 mil pessoas ficaram sem luz na capital e em cidades do entorno. O fenômeno também foi observado em outras regiões chilenas e várias tiveram temperaturas abaixo de zero grau.
Veja imagens da neve em Santiago
São Paulo. Na capital paulista, o clima só vira na terça-feira, 18. A cidade amanhece na segunda-feira, 17, com o clima parecido com o do fim de semana, com os termômetros variando dos 13ºC aos 23ºC. Já na madrugada de terça a temperatura cai bastante, batendo os 8ºC na mínima e os 13ºC na máxima com previsão de pancadas de chuva isoladas.
No Rio, a situação é a mesma. Na segunda, a temperatura fica parecida com a do fim de semana, atingindo os 31ºC na máxima e os 15ºC na mínima. Já na terça o termômetro baixa bastante, com máxima de 22ºC e mínima de 14ºC e segue assim até quinta-feira, 20.