Menino de 8 anos é algemado por policial em escola dos EUA

menino algemadoMenino algemado por policial(VEJA.com/Reprodução)

Um vídeo divulgado nesta segunda-feira pela União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês) mostra um menino de 8 anos, aluno da terceira série do ensino fundamental de uma escola de Kentucky, nos Estados Unidos, sendo algemado por um policial. O garoto, que tem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), permaneceu algemado por cerca de 15 minutos.Identificado como Kevin Sumner, o policial está sendo processado por ter algemado, além do menino do vídeo, outra aluna da escola, uma menina de 9 anos também diagnosticada com TDAH.

Segundo a ACLU, as duas crianças foram punidas por causa de comportamento relacionado ao transtorno – a menina teria sido algemada duas vezes. Um funcionário da escola filmou o momento em que o policial algema a criança de oito anos. As imagens foram feitas no ano passado.

A ACLU chama atenção para a realidade de crianças que enfrentam algum tipo de deficiência. Segundo a associação, muitas não recebem serviços de aconselhamento e tratamentos adequados nas escolas e frequentemente são rejeitadas pelas instituições de ensino. A ACLU entrou com uma ação judicial contra o policial por violação de leis que protegem portadores de deficiências.

(Da redação)