João Pessoa 10/12/2018

Início » Variedades » Mergulhadores militares russos descem a 416 metros e quebram recorde debaixo d’água

Mergulhadores militares russos descem a 416 metros e quebram recorde debaixo d’água

A bordo do novo navio russo de resgate de submarinos Igor Belousov, da Frota do Pacífico, mergulhadores estabeleceram o recorde de mergulho em uma área de águas profundas do mar do Japão utilizando uma nova tecnologia.

Na terça-feira (30), o porta-voz da Frota do Pacífico, capitão-de-fragata Nikolai Voskresensky, informou que mergulhadores militares russos realizaram com êxito um mergulho a 416 metros de profundidade, onde fizeram o reconhecimento da área e estenderam a bandeira da Rússia.

Porta-aviões russo Admiral Kuznetsov durante uma missão

Além disso, os militares também realizaram uma missão de treinamento, conectando mangueiras de suprimento de oxigênio a um modelo de compartimento de submarino.Para a Marinha da Rússia, o mergulho a essa profundidade estabeleceu um novo recorde.

Apesar da altíssima pressão em grandes profundidades, os mergulhadores conseguiram realizar o feito usando uma câmara específica de descompressão da Marinha, que faz parte do sistema de resgate de mergulho em águas profundas GvK-450.

O equipamento, projetado para permitir aos mergulhadores descerematé 450 metros de profundidade, foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa da Marinha e tem como objetivo ampliar as capacidades navais para a realização de operações de busca e salvamento de submarinos em perigo.

Em novembro de 2015, a embarcação Igor Belousov do Projeto 21300, equipada com o sistema GvK-450, entrou em serviço da Marinha russa e atualmente opera na Frota do Pacífico.

A conclusão de mais quatro navios do mesmo projeto está prevista para 2023.

Sputnik