O IPTU de João Pessoa passará por um reajuste de 6,56%, mas em alguns lugares da cidade

Mesmo com ausência de serviços essenciais, IPTU será reajustado em João Pessoa; moradores reclamam

iptu -jpO IPTU de João Pessoa passará por um reajuste de 6,56%, mas em alguns lugares da cidade os serviços pelos quais os cidadãos pagam ainda não chegaram. Ruas descalçadas, falta de esgotamento, falta de iluminação, vários serviços públicos que precisam ser revistos

Um vereador de João Pessoa criou um projeto de lei que determina que o IPTU seja pago de forma proporcional aos serviços prestados pela prefeitura na rua do morador. Veja na reportagem de João Thiago com imagens de Carllos Serafim.

IPTU de JP começa a ser entregue dia 11; imposto sofrerá aumento de 6,56%

O diretor de Tributos da Receita Municipal, Paulo Freire, confirmou que a entrega dos carnês referentes ao exercício de 2015 do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Coleta de Resíduos (TCL) da Prefeitura de João Pessoa será iniciada no dia 11 de fevereiro e deverá ser concluída em 11 dias.

Serão entregues 246.157 carnês, com a previsão de arrecadação de R$ 75.415.554,08. O IPTU terá reajuste de 6,56% este ano.

De acordo com o diretor, a prefeitura continuará com a política de oferecer desconto de 15% para o contribuinte que pagar os impostos em cota única. O prazo vai até 6 de março. Já a cota única sem desconto pode ser paga até o dia 7 de abril. A primeira parcela do imposto também deve ser paga no dia 7 de abril e pode ser dividido em dez parcelas que vencem sempre no quinto dia útil do mês.

Apesar dos descontos e facilidades de pagamento dos impostos, a prefeitura de João Pessoa continua a registrar números elevados de inadimplência. No exercício de 2013, o índice de inadimplência chegou a 39% em relação a 2012. No entanto, já comparado com o percentual de 2014, houve uma redução, passando para 37,5%, ainda considerado alto pela Receita Municipal. O diretor de Tributos disse que a meta agora é atingir uma redução para 30% em 2015.

João Thiago