Messi supera Cristiano e Suárez e é o melhor da Europa

messi supera cristianoMessi recebe o prêmio de melhor da Europa das mãos de Platini, com Cristiano Ronaldo ao fundo(Eric Gaillard/Reuters)

Lionel Messi e o Barcelona foram os grandes vitoriosos da cerimônia realizada pela Uefa, em Mônaco, nesta quinta-feira, que também definiu o sorteio dos grupos da próxima Liga dos Campeões. O craque argentino recebeu pela segunda vez o prêmio de melhor jogador da Europa depois de uma temporada fantástica com o clube espanhol. Messi teve 49 votos, o uruguaio Luis Suárez, seu companheiro de clube, três, e o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, apenas dois.

Único dono de quatro Bolas de Ouro de melhor do mundo, o argentino também se tornou o único atleta a conquistar duas vezes o prêmio oferecido pela Uefa. Messi venceu a primeira edição, em 2011, e nas seguintes venceram Andrés Iniesta, Frank Ribéry e Cristiano Ronaldo. Na premiação feminina nesta quinta, a alemã Célia Sasic, do Frankfurt, foi eleita a melhor da Europa.

Messi recebeu o troféu de melhor da Europa das mãos de Michel Platini, presidente da Uefa e candidato a presidência da Fifa, sob o olhar distraído de Cristiano Ronaldo – Messi também levou o prêmio de gol mais bonito da temporada, marcado no Bayern de Munique, no jogo de ida na semifinal.

O goleiro alemão Ter Stegen, do Barcelona, ganhou o prêmio de melhor defesa por sua intervenção contra o mesmo Bayern de Munique. A equipe catalã ainda foi homenageada por sua quinta conquista da Liga: subiram ao palco os espanhóis Andrés Iniesta (representante do título de 2015), Andoni Zubizarreta (1992) e Carles Puyol (2009), o francês Éric Abidal (2011) e o brasileiro Juliano Belletti (2006).

Veja