Metade dos eleitores se desmotiva quando o candidato não vai aos debates

Metade dos eleitores se desmotiva quando o candidato não vai aos debates

urna eletrônica. Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE

Participação dos candidatos nas sabatinas afeta as escolhas dos eleitoresFoto: Nelson Jr./ ASICS/TSE

Metade dos eleitores (49,8%) perde a vontade de votar em 1 candidato caso ele não participe dos debates presidenciais, diz levantamento do Paraná Pesquisas. Por outro lado, 46,2% dizem não se importar caso o escolhido falte às discussões entre os candidatos ao Planalto.

Dentre os 2.240 entrevistados, apenas 1,7% afirmam que têm mais vontade de votar em 1 candidato por ele participar dos debates.

A Paraná Pesquisas (íntegra) fez entrevistas em 170 cidades de todas as regiões do país nos dias 25 a 30 de julho de 2018. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O registro no TSE é BR-00884/2018.

O impacto negativo da ausência de 1 candidato nos debates é maior na escolha dos eleitores mais jovens (58,4%) do que dos eleitores de 60 anos ou mais (42,3%). Os jovens são mais influenciados tanto negativamente, quanto positivamente pelas sabatinas.

Já na comparação que leva em conta a escolaridade dos candidatos, os que possuem ensino superior completo perdem mais a vontade de votar nos candidatos do que os que só tem o fundamental.

Dentre os 49,8% dos entrevistados que disseram diminuir a vontade de votar em seu candidato caso ele não participe das sabatinas, 49,1% são homens e 50,5% são mulheres.

Os números não variam quando o recorte é feito entre a população economicamente ativa ou não.

As regiões Sul e a Nordeste são as que se dizem mais afetadas pela ausência de 1 candidato nos debates.

Poder360