Mídia nacional: Joesley levou Vitalzinho para passear de iate quando TCU analisava empréstimos da JBS

A mídia nacional (veja reprodução abaixo) revelou encontros secretos do ministro do Tribunal de Contas da União Vital do Rego Filho com o empresário Joesley Batista no período em que o TCU analisava empréstimos da JBS, holding comandada por Batista.

De acordo com notas divulgadas na revista Veja, Vitalzinho teria embarcado em um passeio de iate com Joeslay em junho do ano passado em Angra dos Reis. O ministro paraibano também teria sido hospede do empresário em sua mansão.

Vitalzinho votou a favor dos empréstimos da JBA.

Diz a nota: “Joesley Batista levou pra passear em seu iate dois ministros do TCU. Em seguida, eles passaram o dia em sua casa em Angra dos Reis. Segundo a Veja, as mordomias foram oferecidas em 11 de junho de 2016, quando o TCU já analisava as negociatas da JBS. Os dois ministros são Vital do Rêgo e Bruno Dantas.”

Diz a Veja: “Para os ministros Vital do Rêgo e Bruno Dantas, ambos do Tribunal de Contas da União (TCU), era o começo de um animado dia de mordomias, com boa comida, champanhe e vinho da melhor qualidade, tudo diante de uma paisagem deslumbrante.”

E ainda: “Joesley Batista já confessou ter habilidades especiais para corromper. Quando não pagava propina para atingir seus objetivos, usava outras artimanhas para capturar a simpatia de figuras importantes do poder. Não foi por outra razão que o empresário convidou os ministros para o passeio no sábado 11 de junho de 2016, quando o TCU já analisava os empréstimos suspeitos dos Batista. Combinar o encontro com Bruno Dantas e Vital do Rêgo foi relativamente fácil. O empresário ficara sabendo que os dois estavam no Rio, onde haviam participado, na véspera, de um seminário. O convite foi feito — e aceito.” 

O ministro Vital do Rêgo e sua esposa: voto a favor da continuidade do processo contra a JBS (André Dusek/Estadão Conteúdo)

O iate e a luxuosa mansão de Joesley Batista em Angra dos Reis (Oscar Cabral)