Missa que reúne romeiros do Padre Cícero é destaque em tese de Doutorado - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Missa que reúne romeiros do Padre Cícero é destaque em tese de Doutorado

DungaJunior_1A tradicional missa realizada pela família Dunga na cidade de Boqueirão, numa demonstração de fé e devoção ao Padre Cícero Romão, foi destaque na tese de Doutorado de Cícera Cecília Esmeraldo Alves, publicada na Revista Geográfica de América Central. Sob o tema Irradiação Territorial e Turismo Religioso: A devoção de Juazeiro do Norte, a pesquisa corresponde à primeira etapa de uma investigação a respeito da formação de novos polos de devoção popular, ligados a figura mítica de Pe. Cícero Romão Batista.
A tese traz em detalhes a importância do Padre Cícero no contexto regional e como sua liderança religiosa conquistou o respeito e a devoção de milhares de seguidores oriundos de todo o Nordeste.
Ao comentar a publicação, Dunga Júnior, que é um dos organizadores do evento em Boqueirão, se disse feliz em saber que a missa foi tema de uma pesquisa científica junto à uma universidade federal. “Todos os anos realizamos a missa para reunir os romeiros do Padre Cícero em Boqueirão, e para nossa felicidade tivemos esse importante registro publicado numa revista da Costa Rica”, destacou.
Dunga Júnior disse que a devoção ao Padre Cícero começou com seu pai, o deputado Carlos Dunga. Segundo ele, Dunga iniciou acompanhando as romarias do Juazeiro do Norte há quase 40 anos e para possibilitar a participação de mais romeiros surgiu a ideia de realizar a missa em Boqueirão.
No final do ano de 2010, Dunga Júnior promoveu o lançamento do cordel um convite de Fé, verso e Romaria, que fez referência à missa da Fazenda Mosquito, em Boqueirão.
É um convite de Fé, de Verso e Romaria
É Dezembro o ano se finda
Hora de apurar e agradecer
todo ano a promessa se cumpre
pela devoção, fé e prazer
aos dias do ano vivido
pois a crença é pra quem nela crer
o dia e a data não mudam
28 de dezembro em qualquer ocasião
pode ser domingo, sábado ou feriado
ás 9 horas começa o celebrado
com hinos, cantos e reisados
ao Padre Cicero estaremos em oração
se puder venha participar
é um prazer pra nós ter vósmicê
já disse Jesus Cristo
onde dois ou mais orar
lá eu estarei a dizer
Será aqui na fazenda mosquito
todos juntos temos que agradecer
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo