Esporte

Da vaia ao retorno: relação de Sergio Ramos com Sevilla é de amor e ódio

No ano de 1999, as categorias de base do Sevilla abraçavam um garoto que havia desistido de ser um toureiro e descobriu, através do incentivo da família, um talento no futebol: Sergio Ramos García. O até então lateral-direito “Cuqui”, apelido que recebeu na Espanha, passou a se destacar e ganhar os olhares curiosos para seu talento. em 2004, depois de receber oportunidades no time B do Sevilla, a equipe principal o chamou para fazer suas primeiras aparições.

“Amor à primeira vista”. Sergio Ramos havia caído nas graças do torcedor rojiblanco. Foram 51 jogos e três gols marcados para que o assédio de outros clubes começasse a crescer.

Depois de uma longa disputa, em 2005, o gigante Real Madrid tirava o defensor dos braços da torcida que o criou. A partir dessa ida a Madrid, a relação de Ramos com o Sevilla se estremeceu. Parte da torcida acredita que o jogador forçou sua saída do clube, tendo supostamente pagado a cláusula de rescisão para ir ao Real. Declarações do ex-presidente dos Hispalenses, José María del Nido, também colocaram uma pulga atrás da orelha dos torcedores.

Por outro lado, Cristóbal Soria, ex-dirigente do Sevilla, disse em um programa de televisão, na Espanha, que o ex-mandatário sempre mentiu sobre a negociação envolvendo Sergio Ramos. É alegado que a rescisão do jogador não foi paga integralmente, como ele divulgou à época à imprensa.  De acordo com Soria, o zagueiro queria ficar, mas a diretoria do clube optou por negociá-lo com o Real Madrid para receber o valor da transferência, ainda que de forma parcelada.

Dado os dois lados da história, parte da torcida resolveu comprar a briga contra Sergio Ramos. Turbulência Ao longo da carreira, nos diversos embates contra o Sevilla, Sergio Ramos passou a ser vaiado por parte dos torcedores do clube, seja em Madrid, no Santiago Bernabéu, na antiga casa do defensor, no estádio Ramón Sánchez Pizjuán. O momento mais icônico desse embate foi em 2017, um jogo decisivo da Copa do Rei entre os times terminou em 3 a 3, com os merengues avançando de fase ao apito final.

Naquela partida Sergio Ramos passou a ser xingado freneticamente por um setor da arquibancada.  No entanto, vivendo sua fase goleadora na carreira, Sergio Ramos bateu o pênalti que fez o Real Madrid reagir após sofrer 3 a 1 até os 80 minutos de jogo. Com uma frieza extrema, jogando contra o clube que o revelou, no estádio deles, o jogador cobrou de cavadinha e iniciou a real dos merengues na partida. Na comemoração, mãos nos ouvidos retribuindo a provocação que recebeu de parte da torcida.

“Pedi perdão a Preferência, Gol Sul e Fondo [nomes dados aos outros setores do estádio], que são aqueles que não me insultaram. À outra parte, se te vaiam e xingam tua mãe… Peço perdão a uma parte. Aos outros, não”, respondeu Sergio Ramos em uma entrevista após a partida. Bom filho a casa torna  Em 2023, o futebol tratou de unir clube e jogador mais uma vez.

Depois de uma estadia na França, no Paris Saint-Germain, Sergio Ramos decidiu, após o fim da janela de transferências na Europa, assinar com o Sevilla, causando surpresa aos amantes do esporte. Em seu anúncio oficial, um pedido de desculpas já vestindo a camisa do clube. “Já passaram 18 anos desde que parti e penso que cometi erros. Quero aproveitar esta oportunidade para pedir desculpa na primeira pessoa e pedir perdão a qualquer sevilhista que se tenha sentido ofendido por coisas e gestos que eu tenha feito na altura. Penso que estamos todos no mesmo barco e somos todos a mesma família.

Não fazia sentido tomar outro rumo, ir noutra direção que não fosse a da minha casa”, afirmou Sergio Ramos. Afirmando que torcida e jogador fazem parte da mesma família, o renomado zagueiro, multicampeão, rejeitou as altas cifras do Mundo Árabe e voltou, aos 37 anos, ao que chamou de casa. Basta saber se os rojiblancos o abraçarão novamente, como um filho que tropeça ao longo do percurso e volta ao lar em busca do colo de sua mãe.

O Gol 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo