A atriz Maria Della Costa, morre aos 89 anos no Rio de Janeiro

Morre a atriz e realizadora teatral Maria Della Costa

della costaMaria Della Costa no hotel que tinha em Paraty (RJ) (Bia Parreiras/VEJA)

A atriz Maria Della Costa, um nos nomes mais importantes do teatro brasileiro, morreu neste sábado no Rio de Janeiro, aos 89 anos. Ela sofria de um edema pulmonar e passou mal em casa. Levada ao Hospital Samaritano, em Botafogo, não resistiu. Era considerada uma modernizadora do teatro no Brasil, sobretudo por ter encenado grandes dramaturgos pela primeira vez no país.

Desde a juventude, a beleza foi uma de sua marcas. Modelo fotográfica, trabalhou para casas de moda e o Cassino Copacabana, no Rio, antes de migrar para o teatro a convite de Bibi Ferreira, que a contratou para uma montagem de A Moreninha. Chamada Gentile Maria Marchioro em sua certidão de nascimento, Maria Della Costa iniciou em 1944 sua carreira de atriz, que incluiu montagens de textos de Jean-Paul Sartre, Maximo Gorki, William Shakespeare, Arthur Miller, Tennessee Williams, Nelson Rodrigues e Bertold Brecht – muitos, como o americano Miller, até então eram inéditos no país.

Com Sandro Polloni, seu segundo marido, ela fundou em 1948, no Rio, o Teatro Popular de Arte. Mais tarde, ele daria origem à Companhia Maria Della Costa em São Paulo, que se tornou uma referência de artes cênicas no Brasil. Foi no teatro que também carregava seu nome que o país conheceu um dos maiores encenadores do teatro nacional, o italiano Gianni Ratto.

Seu papel como grande realizadora teatral incluiu a descoberta de grandes talentos, tanto intérpretes – como Fernanda Montenegro, Ney Latorraca e Sérgio Britto – quanto diretores – caso de Flavio Rangel. Apesar de uma vida indissociável ao teatro, Maria Della Costa também teve papéis marcantes na TV, nas novelas Beto Rockfeller e Estúpido Cupido.

Nos seus últimos anos, ela se mudou para Paraty (RJ), cidade da qual se tornou divulgadora e onde foi proprietária, até 2011, do Hotel Coxixo. Viúva, Maria Della Costa não teve filhos.

Veja