João Pessoa 24/05/2019

Início » Mundo » Mourão confirma visita de opositor venezuelano Juan Guaidó ao Brasil

Mourão confirma visita de opositor venezuelano Juan Guaidó ao Brasil

Juan Guaidó, líder da oposição na Venezuela. 20 de Fevereiro de 2019.Federico Parra / AFP

O líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, presidente autoproclamado reconhecido por cerca de 50 países, chega nesta quarta-feira (27) ao Brasil e será recebido na quinta-feira (28), em Brasília, pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro. As informações são de fontes do governo brasileiro e da equipe de Guaidó e foram confirmadas pelo vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão.

Guaidó, cuja saída da Venezuela havia sido proibida pelo governo de Nicolás Maduro, chegou à Colômbia na última sexta-feira (22) para participar de uma operação de envio de ajuda humanitária e para participar de uma reunião do Grupo de Lima nesta segunda-feira (25) em Bogotá, onde discutiram a situação de seu país.

Uma fonte venezuelana revelou que Guaidó ainda não decidiu se visitará a fronteira terrestre entre Brasil e Venezuela, que no último final de semana registrou momentos de tensão no âmbito da operação humanitária.

Juan Guaidó assegurou que voltará à Venezuela, depois de ter desafiado a ordem judicial que o impedia de deixar o país. “Não assumi este compromisso [como presidente autoproclamado] para exercê-lo em um lugar que não seja a Venezuela, sendo assim nos vemos em Caracas muito em breve”, disse o líder opositor de 35 anos, em um vídeo que dirigiu aos venezuelanos, divulgado em sua conta no Twitter.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse ao canal de TV ABC News que Guaidó terá que enfrentar a Justiça no país, pois o opositor havia sido proibido de deixar o país e deveria ter respeitado a lei venezuelana.

Noticiário Francês