João Pessoa 17/12/2018

Início » Cidades » MPRJ afasta maior torcida organizada do Flamengo dos estádios por episódios de violência

MPRJ afasta maior torcida organizada do Flamengo dos estádios por episódios de violência

Ministério Público tem decisão liminar para retirar a Raça Rubro Negra de eventos esportivos por todo o país

Torcida organizada do Flamengo não pode mais frequentar estádios – Delmiro Júnior/Parceiro/Agência O Dia

Rio – O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obteve na Justiça decisão liminar para afastar a maior torcida organizada do Flamengo Raça Rubro Negra (RRN) e três de seus integrantes de eventos esportivos em todo o país, sob pena de multa de R$ 50 mil por cada descumprimento.

A decisão tem por base os episódios de violência envolvendo a agremiação. A medida vale até o julgamento definitivo do mérito da ação. O prazo máximo previsto de suspensão é de três anos.

De acordo com a ação, o MPRJ recebeu do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE/PMERJ) expediente administrativo com informações sobre brigas, atos de violência e confrontos com torcidas rivais ocorridas no dia 27/10 , na partida entre Flamengo X Palmeiras, no Maracanã, e no dia 04/11, no jogo São Paulo X Flamengo, no Morumbi.

Os fatos do dia 27/10 ocorreram às 17h, na Rua Visconde de Niterói, próximo ao ´Bar Varandão´, quando um ônibus com torcedores do Palmeiras foi depredado com pedras, madeiras e garrafas arremessadas, que deixaram os vidros estilhaçados e feriram o motorista e um passageiro. No ônibus havia 48 passageiros, sendo seis mulheres e uma criança.

“Há elementos probatórios suficientes a indicar a atuação da ´Torcida Raça Rubro-Negra´ em atos de violência que, obviamente, tem sua concretização no comportamento de parte de seus associados e membros. Os fatos, inequivocamente, são capazes de expor a um grave risco a ordem pública e, em especial, os demais frequentadores de eventos esportivos, sobretudo os verdadeiros torcedores, que são aqueles que apreciam e apoiam determinada atividade desportiva”, apontou trecho da decisão.

O Clube de Regatas do Flamengo também foi intimado para que se abstenha de fornecer ingressos aos membros da referida torcida. Também foi determinada a proibição de venda de ingresso pelo programa sócio torcedor aos integrantes da Raça Rubro Negra.

O Dia