O nadador brasileiro João Gomes poder a medalha de natação antidoping

Nadador brasileiro é pego no antidoping

Swimming Short Course World ChampionshipsO nadador brasileiro João Gomes pode fazer com que o Brasil perca sua maior conquista na história da natação: o primeiro lugar no Mundial de Natação de Piscina Curta, em Doha, no Catar – conquistado em dezembro de 2014.

 

Ele deu positivo em um exame antidoping para um diurético utilizado para mascarar a presença de substâncias proibidas pela Federação Internacional de Natação (Fina). Caso seja punido, ele pode ser suspenso do esporte por quatro anos e ainda fazer com que o Brasil perca três medalhas de ouro nos 4×50 medley, 4×100 medley e 4×50 medley misto. Gomes atuou pela equipe durante as eliminatórias de cada uma dessas categorias, não disputando as finais.

 

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) já entrou com a defesa do atleta e está alegando uma contaminação em um remédio. Gomes admitiu ter tomado um medicamente manipulado, mas afirma ser inocente.

 

A única chance do país não perder as medalhas e cair para o quinto lugar do Mundial é que a Fina apenas faça uma advertência ao nadador – caso seja comprovada a contaminação

Agencia Ansa