Negociação de paz para o Sudão do Sul deve ser iniciada neste domingo - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Negociação de paz para o Sudão do Sul deve ser iniciada neste domingo

negociação de pazAs negociações de paz conduzidas pelos representantes do presidente sul-sudanês, Salva Kiir, e de seu opositor, Riek Machar, ex-vice-presidente do país, devem ser iniciadas, com um dia de atraso, neste domingo, na capital da vizinha Etiópia, Addis Abeba. No sábado, foi realizado um primeiro encontro entre os dois campos no mesmo local, após três dias de negociações informais.

 “O governo sul-sudanês e a oposição se comprometeram a resolver suas diferenças políticas através do diálogo”, declarou Seyoum Mesfin, ex-ministro das Relações Exteriores da Etiópia e enviado especial da Igad (Autoridade Intergovernamental para o desenvolvimento no Leste Africano), oraganização que é a mediadora do conflito.

Explosões e Intensas trocas de tiros foram registradas na noite deste sábado na capital do Sudão do Sul, Juba. Os ataques aconteceram no bairro onde se encontra a sede da presidência do país, o Parlamento e diversos ministérios. Os confrontos continuam igualmente nas proximidades da cidade estratégica de Bor, capital do Estado de Jonglei no norte, a menos de 200km da capital.

Desde meados de dezembro, o Sudão do Sul vive um conflito armado que vem provocando um número crescente de mortos. Ao menos 200 mil pessoas foram forçadas a buscar abrigo em países vizinhos para fugir da violência, de acordo com dados das Nações Unidas.

RFI