Nilda Gondim ressalta importância da Festa Literária de Areia – Letras e Luzes na Serra - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Nilda Gondim ressalta importância da Festa Literária de Areia – Letras e Luzes na Serra

Nilda Gondim na Festa Literária de Areia - 2013 (2) (1)“Tive o prazer de participar e de testemunhar pessoalmente o sucesso da Festa Literária de Areia – Letras e Luzes na Serra, promovida pela Prefeitura Municipal de Areia com o empenho pessoal da secretária de Educação e Cultura Lúcia Giovanna e apoio do vereador Gerson Paulinho”, comentou a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) em seus perfis nas mídias sociais.

Nilda Gondim foi uma das principais colaboradoras do evento. Por meio de emenda ao Orçamento da União, liberada através da Fundação Biblioteca Nacional, ela conseguiu destinar R$ 300.000,00 para serem investidos no evento (realizado no período de 19 a 22 de dezembro) que teve o apoio também da Associação dos Amigos de Areia (Amar), da Funesc, da Grafset, do Sebrae, da UEPB, da UFCG e da UFPB.

A Festa Literária de Areia ofereceu aos participantes (nativos e visitantes) uma programação repleta de cultura e conhecimento direcionada ao público de todas as idades, gostos e estilos. Prestigiada por artistas de renome nacional e internacional, dentre os quais Santana – o Cantador e o poeta declamador Jessier Quirino, a festa contou, em sua programação, com apresentações de grupos culturais e shows musicais em praça pública, realização de Oficinas e Minicursos e várias Mesas Redondas, uma delas tratando do tema “O universo fantástico do livro infantil”, com apresentação de José Santos, André Ricardo Aguiar e Luyze Costa e mediação de Larissa Melo.

“A minha presença na Festa Literária de Areia se deu na tarde de sábado (21), quando tive a oportunidade de assistir o debate sobre ‘O universo fantástico do livro infantil’ etambém à Mesa Redonda sobre ‘A importância do hábito da Leitura’, tema apresentado pelo professor Neroaldo Pontes, em conjunto com o poeta Lau Siqueira, e mediação de Nicolau Youssef”, comentou Nilda Gondim.

Ela observou que a programação do sábado também incluiu apresentação do Circo Perambularte, na Praça Pedro Américo; palestra sobre “A importância da leitura na formação cidadã”, proferida por Ana Maria Machado; uma Roda de Cordel e Repente, com a participação de Felizardo Moura, Zé de Cazuza e Enoque Ferreira; um Sarau Poético com o grupo Frente Trovadora, de Alagoa Grande/PB; apresentação do Coral Universitário Gazzi de Sá, de João Pessoa/PB, e apresentação, no Teatro Minerva, de teatro infantil com o Grupo Baú de Histórias.

A noite do sábado, segundo a deputada, foi marcada pelo lançamento de livros, incluindo Roda de Conversa com os autores, apresentações da banda Suave Metal, de Areia/PB, e da Orquestra Sinfônica Balaio Nordeste, de João Pessoa/PB, e show com Santana, o Cantador.

“Foi uma tarde-noite muito bonita e rica em conhecimento, cultura e comprovação de que é possível realizar quando se quer realizar. De parabéns, portanto, todos os organizadores e participantes da Festa Literária de Areia – Letras e Luzes na Serra, evento com o qual tive a honra e o orgulho de poder colaborar por meio de minha atuação parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília”, enfatizou.

Assessoria