João Pessoa 19/09/2018 06:52Hs

Início » Notícias » Sedurb estabelece novos locais de trabalho de ambulantes

Sedurb estabelece novos locais de trabalho de ambulantes

20121226103745A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb) realizou nesta quarta-feira (26) o sorteio para definir os locais onde os comerciantes deverão trabalhar no Réveillon 2012/2013 e no Extremo Cultural, evento que ocorrerá em janeiro. Do total de 221 inscritos, 200 foram selecionados para comercializar alimentos e bebidas.

Após reivindicação dos comerciantes, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Inácio Machado, reuniu-se com representantes da Associação dos Ambulantes de Eventos da Grande João Pessoa (Ameg-JP) e decidiram efetuar mudanças nas áreas destinadas ao comércio durante as festas.

“A Prefeitura mantém aberto o diálogo com os ambulantes para que as festas ocorram com tranquilidade e sejam respeitados todos os espaços. Após conversa, delimitamos novos locais, respeitando as áreas para os comerciantes, para o público e para os demais órgãos envolvidos na segurança dos eventos”, afirmou Inácio Machado.

Ainda segundo o secretário, algumas das reivindicações da categoria não puderam ser atendidas porque desobedecem a critérios de segurança. “Uma determinação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) estabelece a proibição da comercialização de bebidas em garrafas de vidro e espetinhos em churrasqueiras porque colocam em risco a segurança da festa. Também é proibido comércio nas areias da praia. No entanto, no que diz respeito ao estabelecimento de novas áreas onde eles possam comercializar com maior conforto, nós viabilizamos”, esclareceu o secretário.

Assim, ficou acordada a relocação de 27 comerciantes, anteriormente estabelecidos na Avenida Epitácio Pessoa e Rua Antônio Lira, para a Avenida Almirante Tamandaré. Para que isso ocorra, os banheiros químicos foram transferidos para outras ruas e a calçada de um estabelecimento comercial será, excepcionalmente, destinada à colocação das barracas.

A Sedurb enviará novo mapa às secretarias envolvidas nas festas, tais como Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) bem como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Em contrapartida, a Ameg-JP se comprometeu a instalar as barracas após as 15h do dia 31 de dezembro e a retirá-las até as 6h do dia 1º de janeiro. Com isso, será mantido livre o passeio público destinado aos pessoenses e turistas.

Durante a realização do sorteio, cada ambulante recebeu um crachá pessoal de identificação, onde constam sua identificação e o local onde irá trabalhar. No dia 31 de dezembro, 80 agentes de controle urbano estarão de plantão orientando os comerciantes e fiscalizando os locais para evitar que ambulantes não cadastrados invadam as áreas delimitadas.

Secom-JP