João Pessoa 22/04/2019

Início » Mundo » Novo Banco de Portugal suspende transferência de fundos do governo venezuelano

Novo Banco de Portugal suspende transferência de fundos do governo venezuelano

Na semana passada, o Departamento de Estado dos EUA anunciou que Washington havia certificado a autoridade do opositor venezuelano Juan Guaidó para controlar alguns ativos mantidos pelo Federal Reserve Bank de Nova York ou por quaisquer outros bancos segurados pelos EUA.

De acordo com o legislador português Carlos Paparoni, o Novo Banco do país suspendeu uma transferência de fundos do governo do presidente Nicolás Maduro para os bancos no Uruguai.

Juan Guaidó, presidente de la Asamblea Nacional de Venezuela

Na semana passada, o líder da oposição venezuelana Juan Guaidó anunciou que pediria à União Europeia que protegesse os bens do país, acrescentando que a nova liderança seria nomeada na Citgo, uma subsidiária da estatal venezuelana PDVSA, que enfrenta as sanções de Washington.A crise no país latino-americano aumentou depois que Guaidó se declarou presidente interino da Venezuela na semana passada em um movimento rapidamente reconhecido pelo governo Trump.

Washington tem pedido à comunidade internacional que faça o mesmo e instando Maduro a se afastar em favor de um “líder legítimo que reflita a vontade do povo venezuelano”. Maduro, por sua vez, acusou Guaidó de ser um “fantoche” e criticou os Estados Unidos por orquestrar um golpe.

Além dos EUA, vários países regionais e europeus, bem como o Canadá e Israel, reconheceram a presidência interina de Guaidó na Venezuela.

Sputnik