-
Os Estados Unidos se tornaram o maior produtor de petróleo do mundo pela primeira vez desde 1975, ultrapassando a Arábia Saudita, graças ao óleo de xisto. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela companhia de petróleo britânica BP. A empresa apresentou também dados sobre a produção mundial de petróleo, afirmando que a oferta da commodity nunca cresceu tanto como no ano passado, com avanço de 2,1 milhões de barris por dia. Este aumento é explicado, principalmente, pelo crescimento de 1,6 milhão de barris por dia de produção americana. A produção de petróleo cresceu 15,9% nos Estados Unidos no ano passado, enquanto a do Brasil avançou 2%, mostra a BP. Saiba quais são os dez maiores países produtores de petróleo do mundo.
Estados Unidos
O país produziu em 2014 11,64 milhões de barris por dia, um aumento de 15,9% em relação ao ano anterior.
-
Arábia Saudita
O país do Oriente médio foi ultrapassado pelos Estados Unidos porque sua produção cresceu apenas 0,9%, a 11,5 milhões de barris por dia em 2014.
-
Rússia
A produção russa avançou apenas 0,6% no ano passado, chegando a 10,83 milhões de barris por dia.
-
Canadá
Com crescimento de 7,9% na produção em 2014, o país ultrapassou a China no ranking, extraindo 4,3 milhões de barris por dia.
-
China
A produção chinesa cresceu apenas 0,7% no ano passado, ficano em 4,24 milhões de barris por dia.
-
Emirados Árabes
Os Emirados Árabes viram sua produção avançar 0,9% no ano passado, a 3,71 milhões de barris por dia.
-
Irã
A produção de petróleo iraniana avançou 2% no ano passado, a 3,61 milhões de barris por dia.
-
Iraque
A produção iraqueana subiu 4,6% no ano passado, a 3,28 milhões de barris por dia.
-
Kuwait
A produção de petróleo do Kuwait recuou em 2014, segundo a BP. A queda de 0,5% fez com que a produção ficasse em 3,12 milhões de barris por dia.
-
México
A produção mexicana apresentou uma das quedas mais relevantes, segundo a BP: de 3,3% no ano passado. A produção foi de 2,78 milhões de barris por dia.
O Brasil está fora entre os 10 países que mais produzem petróleo no mundo
