O mais valioso diamante laranja do mundo vai a leilão hoje

DIAMANTEUm diamante laranja de 14,82 quilates é o grande destaque do leilão Magnificent Jewels na filial da casa Christie’s em Genebra na Suíça. Entre as jóias raras que serão vendidas hoje à noite, a gema é a mais preciosa.
O valor do raríssimo diamante laranja de forma amendoada é estimado entre de U$ 17 milhões e U$ 20 milhões (R$ 39 milhões e R$ 46,6 milhões). Já em 1883, a pedra apareceu no livro “The Great Diamonds of the World” (os grandes diamantes do mundo, em português) de Edwin Streeter e era descrita como “diamantes de fogo” por causa da pureza e do intenso brilho alaranjado. Há 30 anos, ela pertence ao mesmo colecionador que sempre permaneceu anônimo.

Segundo os especialistas da casa de leilão Christie’s, o diamante foi encontrado na África do Sul. David Warren, responsável da divisão de joalheria da empresa, afirma que “os diamantes coloridos -rosas, azuis ou laranja- são muito mais raros que os diamantes brancos. (…) Quando se trata de um diamante com esse peso, como o que apresentaremos hoje à noite, é uma pedra ainda mais rara”, concluiu.

O GIA (Instituto de Gemologia da América) partilha essa análise. De acordo com a avaliação do instituto, “as experiências em laboratório revelam que, raramente, um diamante colorido tem mais que 3 ou 4 quilates depois de lapidado. Nesse caso, o diamante é quase quatro vezes superior  ao tamanho médio”. O tom colorido dos diamantes é um “acidente” da natureza. Inicialmente, eles são todos brancos, mas agentes entram na gema e mudam a coloração, excplica o GIA.

O mundo da joalheria afirma que a moda, atualmente, aposta em diamantes coloridos. Nesta quarta-feira, a casa de leilões Sotheby’s colocará à venda um diamante rosa de 60 quilates estimado em U$ 60 milhões.