Obama cancela reunião com Putin em Moscou - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Obama cancela reunião com Putin em Moscou

US-POLITICS-OBAMA O presidente Barack Obama cancelou uma reunião de cúpula com seu colega russo Vladimir Putin prevista para setembro, em Moscou, anunciou nesta quarta-feira (7) um alto funcionário americano à AFP.

O encontro havia sido colocado em dúvida pela Casa Branca ante as crescentes tensões entre Washington e Moscou, depois que as autoridades russas concederam asilo temporário ao ex-técnico da inteligência americano Edward Snowden.

Obama afirmou na terça-feira (6) que estava “decepcionado” com a decisão da Rússia de conceder asilo a Snowden.

“Estou decepcionado, porque apesar de não termos um tratado de extradição com eles, tradicionalmente temos tentado respeitar [suas demandas] se há alguém que transgride a lei ou que supostamente transgride a lei em seu país”, disse Obama.

— De alguma maneira é o reflexo de alguns desafios que tivemos com a Rússia ultimamente.

Na mesma ocasião, Obama afirmou que comparecerá à reunião do G20 em São Petersburgo em setembro. “Vou comparecer porque a reunião do G20 é o principal fórum no qual falamos sobre economia, sobre a economia mundial, com todos os poderes econômicos do mundo”, declarou Obama.

— Não é algo apenas da Rússia. Eles a organizam este ano. É importante para nós, como a economia líder do mundo, estar presente nesta reunião.