Obama rejeita proposta de republicanos sobre limite de endividamento, diz 'NYT' - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Obama rejeita proposta de republicanos sobre limite de endividamento, diz ‘NYT’

obamaWASHINGTON – O presidente dos EUA, Barack Obama, rejeitou a proposta dos republicanos de aumentar o teto do endividamento do governo federal por seis semanas, anunciada na manhã desta quinta-feira por líderes do partido na Câmara dos Deputados. A informação foi publicada pelo site do jornal “New York Times”.

A Casa Branca, no entanto, negou a informação publicada pelo jornal. O governo afirmou, em nota, que “nenhuma determinação foi feita”.

“O presidente teve uma boa reunião com membros da liderança republicana na Câmara nesta noite; o encontro durou cerca de uma hora e meia. O presidente, juntamente com o vice-presidente, secretário do Tesouro (Jacob) Lew, Denis McDonough e Rob Nabors ouviram os republicanos apresentarem a proposta deles. Após uma discussão sobre os potenciais caminhos, nenhuma determinação foi feita”, diz a nota enviada pela assessoria de imprensa do governo.

O acordo pode permitir que o governo continue a tomar empréstimos até o dia 22 de novembro. Em troca, o partido de oposição, liderado pelo presidente da Câmara, John Boehner, pede o comprometimento do presidente em reduzir os gastos públicos.

Segundo reportagem do “NYT”, a Casa Branca e parlamentares democratas continuavam céticos em relação à possibilidade de aprovação da proposta entre os republicanos, por causa da influência do grupo conservador Tea Party, que rejeitam qualquer aumento do limite da dívida. Além disso, democratas da Câmara não estariam dispostos a apoiar o projeto, a menos que o acordo fosse acompanhado da aprovação do Orçamento.

Os EUA vivem uma crise desde o dia 1º de outubro. Republicanos e democratas não chegaram a um acordo sobre a aprovação do Orçamento. Por isso, parte dos serviços públicos federais está paralisada.