obama

Obama vai fazer discurso de despedida em Chicago

obama_discursoO presidente Obama faz discurso de despedida em Chicago.REUTERS/Carlos Barria

O presidente norte-americano, Barack Obama, faz na noite desta terça-feira (10) seu discurso de despedida em Chicago, cidade onde ele deslanchou sua vitoriosa carreira política.

Eduardo Graça, correspondente da RFI em Nova York

Uma tradição desde George Washington, o recado derradeiro de quem deixa a Casa Branca é muitas vezes encarado como um dever burocrático. Não é o caso desta vez. Com a derrota de Hillary Clinton para Donald Trump, Obama deve defender de forma enfática a preservação de seu legado, construído sob cerrada oposição conservadora nos oito anos em que esteve à frente do governo da maior potência do planeta.

Republicanos querem acabar com Obamacare

A expectativa é a de que Obama defenda a reforma do sistema de saúde, o chamado Obamacare, sua iniciativa mais significativa e controversa, que os republicanos prometem destruir já nos primeiros dias do governo Trump. O primeiro presidente negro da história dos EUA deve também tratar dos valores da democracia americana e do papel que o país deve ter no futuro no tabuleiro geopolítico mundial, se contrapondo ao isolacionismo defendido por seu sucessor.

 Para os democratas, ainda surpresos com a derrota de novembro, será importante decifrar eventuais pistas dadas por Obama no discurso sobre como ele, e a mulher, Michelle, uma primeira-dama com enorme apoio popular, veem seus papéis dentro do partido a partir de agora. Uma decisão já foi tomada: eles seguirão morando em Washington, o centro nervoso das discussões políticas do país.

RFI