Paraíba é estado que tem mais domicílios com esgotamento sanitário do Nordeste, diz IBGE

IBGEO Instituto Brasileiro Geográfico e de Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (29) dados sobre aspectos demográficos referentes ao Brasil. Segundo os dados divulgados na pesquisa do PNAD, a Paraíba é o estado que tem mais domicílios com acesso a esgotamento sanitário do Nordeste. Contudo o estado ainda fica acima da proporção verificada no Brasil.

 

Na pesquisa, o esgotamento sanitário é o serviço com menor acesso nos domicílios urbanos. Em 2012, 29,7% dos domicílios urbanos não tinham acesso simultâneo aos serviços básicos de saneamento e iluminação (abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e iluminação elétrica), no Brasil. Deles, 93,5% acusaram ausência de esgotamento sanitário. Para cada 100 domicílios com acesso simultâneo aos quatro serviços investigados, havia 42 outros sem acesso à pelo menos um deles.

 

Na região Norte, essa razão era de 4,02 (para cada domicílio com serviço, havia 4,02 sem serviço), sendo as maiores proporções encontradas em Rondônia, onde essa razão era 10,4 (para cada domicílio com serviço, havia 10,4 sem serviço), e no Amapá, onde este valor foi de 18,8. Na Região Nordeste, essa proporção foi de 0,96, sendo que no Piauí essa razão chegou a 20,5 (a maior do país).

 

Na Paraíba, por sua vez, para cada domicílio com serviço, havia 0,58 sem serviço, abaixo da proporção encontrada para a Região Nordeste e acima da proporção verificada no Brasil.

Paulo Dantas com Assessoria IBGE