Paraíba está com apenas 20% de sua capacidade de armazenamento de água

capacidade dágua pbO presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes, detalhou em entrevista na manhã desta quinta-feira (18) que o Estado está somente com 20% da capacidade de armazenamento de água.

“Temos capacidade de ir para 3 bilhões e 750 milhões de metros cúbicos e hoje temos menos de 700 milhões de água armazenada”, enfatizou João Fernandes.

De acordo com o mapa da estrutura operacional da Paraíba do mês de junho, elaborado pela Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), dos 223 municípios paraibanos, 29 municípios em colapso no Estado. Outros 66 municípios estão enfrentando racionamento e 37 em alerta. A situação em 65 municípios é considerada normal.

João Fernandes ainda explicou que nos últimos quatro anos tem chovido abaixo da média, principalmente nas regiões do Curimataú paraibano e do Cariri. O presidente da Aesa apontou que ações já vêm sendo tomadas para o enfrentamento à crise hídrica, como o racionamento, por exemplo, mas que essas medidas divulgadas pelo governador Ricardo Coutinho ajudarão ainda mais na convivência com a seca.

mapa