Paraíba figura em 9º lugar na lista dos estados onde as pessoas são mais imprudentes no trânsito

acidente de transito pesquisaUm levantamento feito com base na Pesquisa Nacional de Saúde 2013, elaborada pelo IBGE, apontou os estados brasileiros nos quais acontecem mais acidentes no trânsito e a falta do uso de equipamentos de segurança como cinto e capacete. No ranking, a Paraíba apareceu em nono lugar na lista de lugares onde as pessoas são mais imprudentes no trânsito.

Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no Brasil. Mesmo assim, tem muita gente que anda de carro sem cinto de segurança, ou pior, pilota uma moto sem usar capacete.

A escala no ranking começa do estado onde mais se registrou acidentes e, dos dez primeiros lugares, seis são de estados no Nordeste. O primeiro da lista é Piauí, seguido do Maranhão e Ceará. A Bahia figura no sétimo lugar, em nono vem a Paraíba e Sergipe em décimo.

Na Paraíba, os dados indicam que apenas 67% da população usa cinto de segurança no banco da frente. Esse número é reduzido quando a pergunta refere-se ao uso do cinto no banco de trás, apenas 35,4% afirmam usar.

As estatísticas para moto são superiores. 69,8% afirmam usar capacete ao pilotar motocicleta, enquanto 63,5% garantem usar capacete em passageiros.

Quanto aos acidentes no trânsito, apenas 3,9% das pessoas que participaram da pesquisa afirmaram ter lesões. E 14,7% indicou ter sequelas de acidentes no trânsito.

No país, 79,4% das pessoas usam cinto de segurança no banco da frente. Porém, quando estão no banco de trás, os brasileiros ficam bem menos cuidadosos: apenas 50,2% usam cinto. (com Exame).

Blog do Gordinho