Paraíba ganhará veículos de videomonitoramento para combater o tráfico de drogas - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Paraíba ganhará veículos de videomonitoramento para combater o tráfico de drogas

imagesO secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore André, garantiu ao deputado federal Wilson Filho (PMDB) que a Paraíba será contemplada com dez carros de videomonitoramento ainda este ano. Os veículos serão usados para reforçar o policiamento ostensivo e de proximidade nas áreas onde há grande consumo e tráfico de drogas, inicialmente, em João Pessoa.

Os veículos, equipados com câmeras de alta tecnologia, ficarão percorrendo ruas da Capital paraibana e detectadas irregularidades e área de concentração de consumo de drogas, viaturas da Polícia Militar serão acionadas e as autoridades policiais farão o flagrante. A compra desses equipamentos está dentro do pacote de investimentos dos Programas ‘Crack, É Possível Vencer’, e ‘Brasil Mais Seguro’ anunciados pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante visita a Paraíba, em maio deste ano.

“Quando o ministro esteve na Paraíba, ele anunciou que o estado seria beneficiado com R$118 milhões no combate as drogas. Fui saber do Vitore André como esse dinheiro seria investido na Paraíba. Ele elencou vários projetos e garantiu o envio dos dez veículos de videomonitoramento, o investimento em capacitação dos profissionais de saúde, educação e segurança já em julho deste ano. As comunidades terapêuticas também serão beneficiadas para ajudar no tratamento de dependentes químicos”, revelou Wilson Filho, informando que o usuário receberá tratamento diferenciado, focado na saúde e reinserção social.

O deputado enfatizou a importância dos veículos de videomonitoramento para o combate ao tráfico. “Eles vão contribuir para flagrar o momento em que está havendo a comercialização da droga. O equipamento permite gravar imagens, verificar os pontos onde estão havendo a compra e a venda, quais são as pessoas que estão abastecendo aquela comunidade”.

Wilson Filho lembrou que outra ação, que integra os esforços do Governo Federal para combater as drogas, é estruturar redes de atenção e de cuidado permanente aos dependentes e seus parentes nos serviços públicos de saúde e assistência social.

Assessoria de Imprensa