Paraíba reduz número de homicídios e secretário anuncia prêmio para policiais

revolver perdido balaDados apresentados hoje (13) pelo Governo do Estado apontam um redução no índice de criminalidade pelo quarto ano consecutivo. De acordo com o levantamento  nos últimos quatro anos (2011/2015), a queda nas ocorrência de Crimes Violentos Letais (CVLI) que compreende homicídios dolosos ou qualquer ou que resulte em morte, foi 19,59%, o que representa uma diminuição de 15% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes ou 178 mortes a menos.

Segundo os números apresentados pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria de Segurança Pública  entre 2011 e 2012 a redução foi de 8,21%. Houve diminuição nos quatro anos seguintes. No ano passado, por exemplo, a secretaria contabilizou 1.502 crimes de morte em toda a Paraíba.

O secretário Cláudio Lima disse que a intenção para 2016 é reduzir ainda mais a criminalidade na Paraíba. “Os resultado fazem parte  de um planejamento que integra  os órgãos  operativos da Segurança e o sistema de Justiça Criminal. Ele lembrou da criação do programa ‘Paraíba Unida pela Paz, em 2011, e que suas ações devem ser aplicada neste ano com a contribuição mais efetiva do  TJ, Ministério Público do Estado, do MPF, PF e PRF.

Nos últimos quatro anos, segundo o secretário, também houve a apreensão de 14.5287 armas de fogo, 11 toneladas de maconha, cocaína e crack. No ano passado, foram apreendidas, em média, 10,6 armas por dia, além da retirada do ‘mercado’  de 3,8 toneladas de drogas.

Cláudio Lima ainda anunciou o pagamento do Prêmio Paraíba Unida pela Paz para 7.900 policiais e bombeiros. O prêmio confere  pagamento em dinheiros ao efetivo da regiões que registraram queda na redução de crimes violentos letais. Foram disponibilizados R$ 7 milhões de reais para o pagamento dos servidores dos órgãos operativos de segurança. Das 20 Áreas Integradas de Segurança Pública houve redução da CVLI em 11.

O coronel Euler Chaves, comandante da Polícia Militar, destacou em entrevista, a queda nos números da criminalidade na Paraíba nos últimos quatro anos consecutivos e aposta em uma redução mais acentuada em 2016. “Todos  os nossos esforços objetivam a diminuição no número de crimes violentos e na preservação da vida”, enfatizou.

No final da tarde de hoje o governador Ricardo Coutinho está reunido com todo o staff da segurança estadual. A pauta do encontro que acontece no Palácio da Redenção  é sobre o monitoramento da segurança.