Paraíba tem 11,7 mil vagas no Sisu - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Paraíba tem 11,7 mil vagas no Sisu

sisuO Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) oferece 11.709 vagas no ensino público superior na Paraíba. São 1.180 para os cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), 2.884 para a Universidade Estadual da Paraíba e 7.645 para a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em todo o país, são mais de 171 mil vagas em 115 instituições de ensino superior oferecidos através do Sisu.

A seleção dos estudantes através do Sisu tem como base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição de 2013. A previsão é que as notas dos estudantes no Enem sejam divulgadas ainda hoje na página eletrônica do MEC. Havia a expectativa de divulgação das notas ontem, mas, até o fechamento desta edição, o link para consulta não havia sido liberado. O resultado só pode ser conferido pelo estudante que participou da avaliação.

Para disputar as vagas oferecidas pelo Sisu, o candidato deve ficar atento ao cronograma e às normas da seleção. As inscrições on-line, no site do MEC serão abertas na próxima segunda-feira, 6, e serão encerradas na sexta-feira, 10. Na primeira edição de 2014, o estudante pode fazer até duas opções de curso. E fica impedido de se inscrever no Sisu o estudante que tenha tirado nota zero na prova de redação do Enem.

Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante só poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas on-line diariamente para consulta a qualquer hora do dia. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.

O resultado da primeira chamada do Sisu está previsto para ser divulgado no dia 13 de janeiro. A matrícula dos candidatos selecionados acontece no período de 17 a 21 de janeiro. No período entre 27 de janeiro e 7 de fevereiro haverá uma lista de espera e a matrícula para candidatos selecionados na segunda chamada será de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.

Jornal da Paraíba