10 clubes estão disputa pelo título de campeão paraibano de futebol em 2015

Paraibano começa domingo, com 10 times disputando a taça; veja perfis e as tabelas

estadio almeidãoAtlético, Auto Esporte, Botafogo, Campinense, CSP, Lucena, Miramar, Santa Cruz, Sousa e Treze. Esses são os dez clubes que, a partir deste domingo (18), vão estar na disputa pelo título de campeão paraibano de futebol em 2015. O Portal Correio traz as tabelas de classificação e placares para você acompanhar.

* FPF divulga nova tabela do Campeonato Paraibano 2015

Tabela

Classificação

Pos. Equipe PG J V E D GP GC SG Aproveitamento
Atlético 0 0 0 0 0 0 0 0 0%0%
Auto Esporte 0 0 0 0 0 0 0 0 0%0%
Botafogo 0 0 0 0 0 0 0 0 0%0%
Campinense 0 0 0 0 0 0 0 0 0%0%
CSP 0 0 0 0 0 0 0 0 0%0%
Lucena 0 0 0 0 0 0 0 0 0%0%
Miramar 0 0 0 0 0 0 0 0 0%0%
Santa Cruz 0 0 0 0 0 0 0 0 0%0%
Sousa 0 0 0 0 0 0 0 0 0%0%
10º Treze 0 0 0 0 0 0 0 0 0%0%

* Reunião discute segurança nos estádios para o Campeonato Paraibano 2015

* Clubes recebem 2,5 mil ingressos do Gol de Placa para o Paraibano

A edição deste ano vai começar com confrontos entre os times considerados pequenos ou candidatos a surpresas, como o Atlético, Auto Esporte, Lucena e Sousa. Isso porque Botafogo, Campinense e Treze só vão estrear na competição a partir do dia 1º de fevereiro, por conta de uma determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que orienta os clubes participantes de competições por ela organizadas a não disputarem os estaduais em janeiro, com risco de sofrerem punições.

O Campeonato deste ano vai ser disputado na forma de pontos corridos, com um total de dezoito rodadas, em dois turnos, com jogos de ida e volta. Os quatro times mais bem colocados se classificam para o quadrangular final e os dois piores são rebaixados para a segunda divisão de 2016. Os árbitros da primeira rodada foram divulgados pela Federação Paraibana de Futebol.

Estádios

O Paraibano deste ano, diferente das edições anteriores, não vai sofrer com a interdição dos estádios. Segundo o secretário de Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba, Tibério Limeira, todos os estádios administrados pelo governo estão liberados. “Está tudo em ordem. Os três estádios administrados pelo Estado [Almeidão, Amigão e Perpetão] já foram liberados. Apenas o Amigão que falta a chegada e instalação do elevador e placar eletrônico, mas pode receber partidas”, falou.

De acordo com o secretário, o estádio Marizão, administrado pela Prefeitura Municipal de Sousa, mas que recebe ajuda financeira do governo estadual para o andamento das obras, também está liberado. “O Marizão, que é de responsabilidade da prefeitura, mas que o estado vem ajudando com recursos, ainda tem algumas coisas a serem feitas, mas está tudo tranquilo para o início do campeonato”, informou.

O promotor Valberto Lira, que é presidente da Comissão Estadual de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios da Paraíba, confirmou ao Portal Correio que todos os estádios que vão ser utilizados na competição estão liberados.

“Os principais estádios estão aptos a receberem jogos, com ressalva ao Marizão, em Sousa, onde ainda restam algumas obras a serem concluídas. Com isso, recomendados que nas duas primeiras rodadas os jogos aconteçam apenas com as torcidas locais de Sousa. Nesta sexta-feira (16), estaremos fazendo uma visita ao Amigão e ao Presidente Vargas, mas já sabemos da total capacidade desses estádios em receberem os jogos normalmente”, afirmou.

Principais estádios do estado, o Almeidão e o Amigão tiveram mudanças na capacidade para receber o público. Segundo o administrador do Almeidão, Reginaldo Silva, o estádio está liberado para até 20 mil espectadores. “O último laudo apresentado apontou que o Almeidão tem como comportar até 20 mil pessoas, por conta da retirada dos antigos assentos de plástico. Futuramente novos assentos, mais confortáveis, serão colocados.

Já o administrador do Amigão, Ascanio Pasceli, informou que o laudo inicial libera o Amigão para até 19.700 espectadores, mas esse número pode aumentar. “Me foi apresentado um laudo que garante até 19.700 pessoas, mas esse número pode aumentar porque ainda não temos o laudo definitivo. Devemos superar as 20 mil pessoas em jogos no Amigão”, disse.

Conheça os clubes que estão disputa do Campeonato Paraibano 2015:

Atlético de Cajazeiras

Campeão Paraibano de 2002 e vice nos anos de 1994, 2001, 2003 e 2007, o Trovão Azul vem para tentar surpreender no Paraibano. O técnico Tassiano Gadelha tem como destaques no elenco os jogadores Fernando Pilar, com passagens por Botafogo-PB e Treze, e o goleiro Gerson, vindo do futebol paulista.

O Atlético estreia no Paraibano neste domingo (18), às 16h, contra o Lucena, no Amigão, em Campina Grande.

Auto Esporte

Hexacampeão Paraibano, o Auto quer repetir a campanha de 2014, quando se classificou para as semifinais da competição, sendo eliminado pelo Campinense. O treinador Jazon Vieira conta com as experiências de Gil Bala, que já atuou no Botafogo-PB, e do lateral esquerdo Rogerinho, como boas peças para a equipe. O desfalque de última hora é a saída do meia Mael, um dos destaques do time, que vai jogar no futebol amazonense.

O Auto Esporte estreia no Paraibano neste domingo (18), contra o Sousa, às 16h, no Marizão, em Sousa.

Botafogo

Atual bicampeão paraibano, e com 27 títulos no total, o Belo vai buscar o tricampeonato mantendo parte da base da equipe dos últimos dois anos. O técnico Marcelo Vilar tem em Genivaldo, Roberto Dias, Zaquel e Doda a espinha dorsal de uma equipe que ainda busca o melhor entrosamento. Apesar da reformulação no elenco, o Botafogo é considerado um dos favoritos ao título estadual.

O Belo estreia na competição apenas no dia 1 de fevereiro, contra o Miramar de Cabedelo, às 16h, no Almeidão, em João Pessoa.

Campinense

Um dos maiores campeões paraibanos, com um total de 19 títulos, a Raposa passou por um processo de reformulação total do elenco. Vice campeão Paraibano em 2013, o clube manteve Francisco Diá no comando, após a eliminação na primeira fase da Série D em 2014, e tem como destaque o volante Negretti e o atacante Reginaldo Júnior.

Na estreia, o Campinense vai enfrentar o CSP, no dia 1 de fevereiro, às 16h, no estádio Amigão, em Campina Grande.

CSP

Vice-campeão paraibano em 2011, e eliminado nas semifinais em 2014, o Tigre vem com um time recheado de jovens. Conhecido por ser um clube que possui a revelação de jogadores promissores, o CSP vai ser comando pelo técnico Tazinho, e tem como destaques o goleiro Ferreira, o volante Daniel Paraíba e os atacante Soares e Helinho Paraíba.

O CSP estreia no Paraibano no dia no dia 1 de fevereiro, às 16h, no estádio Amigão, contra o Campinense.

Lucena

Reestreando na elite do Paraibano, o Lucena vai tentar mostrar que pode dar trabalho aos grandes. Tendo como treinador o experiente Ramiro Sousa, o clube tem como destaques o volante Júlio César e o meia Ribinha.

O Lucena estreia na competição neste domingo (18), contra o Atlético de Cajazeiras, às 16h, no estádio Amigão, em Campina Grande.

Sousa

Bicampeão paraibano, nos anos de 1994 e 2009, o Dinossauro deve dar trabalho, mais uma vez. O técnico Pedrinho Albuquerque vai poder contar com a experiência do goleiro Ricardo, dos meias William Carioca e William Piauí e do atacante Rodrigo Potim.

O Sousa estreia no Paraibano neste domingo (18), contra o Auto Esporte, às 16h, no estádio Marizão, em Sousa.

Treze

Detentor de 15 títulos paraibanos, o Galo vai em busca de tirar um jejum de quase quatro anos sem comemorar o título paraibano. Rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro, o elenco sofreu uma reformulação. Comandado pelo técnico Everton Goiano, o elenco tem como destaques o goleiro Paulo Musse, o zagueiro Alisson, os laterais David Modesto e Panda, e dos atacantes Conrado, recém contratado, e Marcelo Maciel.

O Treze estreia no Campeonato Paraibano no dia 1 de fevereiro, contra o Santa Cruz, às 16h, no estádio Presidente Vargas, em Campina Grande.

Clubes recebem 2,5 mil ingressos do Gol de Placa para o Paraibano
FPF divulga lista de árbitros que vão apitar a primeira rodada do Paraibano
Atacante Rafael Oliveira é liberado e participa de coletivo do Belo
Treze faz treino regenerativo com titulares e técnico com reservas
Reunião discute segurança nos estádios para o Campeonato Paraibano 2015

Portal Correio