Parlamentar chama atenção para a necessidade de preservar o meio ambiente - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Parlamentar chama atenção para a necessidade de preservar o meio ambiente


fuba um 00No Dia Mundia do Meio Ambiente, o vereador Fuba (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quinta-feira (5), para destacar a necessidade da preservação e proteção do meio ambiente. Segundo o parlamentar, é importante que as pessoas comecem a se conscientizar e promover ações em prol da preservação dos recursos naturais.

 

“Estamos comemorando hoje o Dia do Meio Ambiente, e já é uma preocupação mundial o que está acontecendo com nosso planeta. É importante que a gente comece a abrir nossos olhos para a preservação de nosso planeta. Precisamos tomar conhecimento no sentido de que, se não fizermos nada nesse momento, teremos muito pouco tempo”, ressaltou Fuba.

 

O parlamentar explicou que, no ano de 1800, a população mundial era de um bilhão de pessoas, e hoje o planeta já abarca cerca de sete bilhões de pessoas. “Em nosso planeta só cabem nove bilhões de pessoas, e a estimativa é de que, em 2050, tenhamos esses nove bilhões de pessoas. Começará a faltar água, luz e comida. O planeta está em um processo de aceleração de crescimento populacional que nos assusta muito”, destacou.

 

Fuba ainda afirmou que a camada de ozônio, que protege a Terra dos raios ultravioletas, só suporta mais 15 anos e, para tentar interromper esse processo, seria preciso mudar todos os carros do mundo para se moverem por meio de energia elétrica, que não produz gases prejudiciais à camada de ozônio. Ele ainda destacou que ares-condicionados, geladeiras e até mesmo alguns desodorantes também contribuem para a deterioração da camada protetora.

 

Para o parlamentar, é de extrema importância a conscientização das pessoas para a proteção e a preservação ambiental. Ele ainda destacou que há atitudes que podem ser tomadas para retardar o processo de degradação ambiental e tentar melhorar a situação.

 

“Temos que pensar mais racionalmente no tratamento e no uso do solo urbano, temos que começar a incentivar o plantio de árvores, a preservação dos rios, que estão a cada dia se degradando mais. Temos que fazer ações de preservação do manancial que ainda temos, começar a cuidar dessas áreas para melhorar a qualidade de vida de nossa cidade”, declarou.

 

Os vereadores Fernando Milanez (PMDB), Marco Antônio (PPS) e Bosquinho (DEM) se acostaram ao pronunciamento de Fuba pela importância do tema tratado. “É um assunto que mexe com o mundo inteiro, portanto, justo e de grande importância. Temos que estar em alerta e captarmos essas preocupações. Se não cuidarmos do meio ambiente, nossa futura geração poderá não existir”, destacou Milanez.

 

O líder da bancada de situação na CMJP, Marco Antônio, informou que, já na próxima semana, o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PT), dará início ao projeto de recuperação do Rio Jaguaribe, com o desassoreamento do rio e a retirada de pessoas da área de risco do local. “É uma ótima notícia”, comentou Fuba.

 

 

Clarisse Oliveira