Parlamentar sugere punição para quem jogar lixo na rua e solicita melhorias para diversas áreas da Capital - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Parlamentar sugere punição para quem jogar lixo na rua e solicita melhorias para diversas áreas da Capital

felipe leitãoO vereador Felipe Leitão (SDD) apresentou, ao longo deste ano de 2013, 93 Requerimentos destinados a diversos órgãos da administração municipal, solicitando ações de policiamento em bairros da Capital, além de limpeza de vias públicas, iluminação, calçamento e recapeamento asfáltico em diversas comunidades de João Pessoa.

 

Também foram destaque na atuação parlamentar de Felipe Leitão na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), neste ano, duas Indicações ao Executivo Municipal, sendo uma para a proibição de descarte de lixo no município em áreas não destinadas para tal fim; e outra para a concessão de kits de higiene bucal a alunos da rede pública de ensino.

 

A sugestão de Felipe Leitão de um projeto que fiscalize e penalize os cidadãos que joguem lixo em lugares impróprios, nas vias públicas de João Pessoa, foi aprovada na CMJP em maio deste ano e encaminhada para análise do Poder Executivo Municipal. De acordo com a indicação, quem jogar lixo nas ruas, avenidas e espaços públicos da Capital deverá pagar multas que variam de R$ 125,00 a R$ 890,00.
A matéria prevê que a pessoa que reincidir na infração, dentro do prazo de um ano, será multada no valor dobrado da multa anterior, dependendo do tamanho e da quantidade de lixo descartado em via pública. A Guarda Municipal ficará responsável pela fiscalização dos transeuntes, enquanto a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e a Superintendência do Meio Ambiente (Semam) vão fiscalizar os motoristas, veículos, ciclistas e motociclistas.

 

Em relação ao kit de higiene bucal a ser distribuído nas escolas, o vereador classificou como “muito importante que os alunos recebam materiais como escovas de dente, creme dental e fio dental para garantir a limpeza dos seus dentes após as refeições nas unidades educacionais. Vale lembrar que os problemas bucais podem interferir na saúde física”.

 

 

Vereador pede atenção do Poder Público para diversas comunidades de JP

 

O vereador requereu ao Comando-Geral da Polícia Militar um policiamento mais ostensivo no Bairro das Indústrias, no Alto do Mateus e no Bairro dos Novais. Também foi iniciativa de Felipe Leitão o pedido de providências à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e ao Conselho Municipal de Assistência Social em relação às crianças e aos adolescentes que vivem em ruas da Capital.

 

Felipe Leitão cobrou, ainda, melhorias no atendimento da Unidade de Saúde da Família (USF) na comunidade Cidade Verde, no Bairro das Indústrias, bem como a construção de uma creche e de uma praça na mesma localidade. Além disso, ele solicitou da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) a reforma do Teatro Municipal Juteca, localizado em Cruz das Armas.

 

Outras iniciativas do vereador versaram sobre a solicitação de calçamento e recapeamento asfáltico de ruas em João Pessoa; instalação de faixa de pedestres, lombadas físicas e semáforos, além de requerimentos para a construção e recuperação de praças públicas, como a do Parque Três Lagoas, no  bairro Jardim Veneza. Outras localidades abarcadas pelos requerimentos de Felipe Leitão foram Valentina de Figueiredo, Funcionários I, João Paulo II, Ilha do Bispo, Anatólia, Jaguaribe, Varadouro e o Centro de João Pessoa.

 

 

CMJP concede cidadania pessoense a Lucélio Cartaxo

 

Também foi de autoria de Felipe Leitão o projeto que gerou o Decreto Legislativo 608/2013, concedendo o Título de Cidadão Pessoense ao superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Lucélio Cartaxo Pires de Sá, pelos relevantes serviços prestados ao município de João Pessoa.

 

O homenageado é natural de Sousa, no sertão paraibano, e irmão gêmeo do atual prefeito da Capital paraibana, Luciano Cartaxo (PT). Lucélio Cartaxo é formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e está à frente da CBTU desde 2003. Ele também é um dos idealizadores do Instituto Picolé de Manga e, recentemente, foi eleito novo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em João Pessoa.

 

 

Érika Bruna Agripino