Pescadores encontram tubarão raro de 6,5 metros e 3.500 quilos na Austrália

tubarãoPescadores pegaram um tubarão enorme e raro no último domingo na cidade de Portland, em Victoria, na Austrália. James Owen e a tripulação pescaram o animal sem querer usando uma traineira, mas decidiram doá-lo para o Museu Victoria em vez de vendê-lo. O animal mede 6,5 metros de comprimento, pesa 3.500 quilos, e é da espécie conhecida como tubarão-frade ou tubarão-elefante.

Os pesquisadores precisaram usar um guindaste para pegar o peixe, e demoraram cinco horas para cortá-lo em pedaços que pudessem se transportados. Segundo a gerente de coleções o Museu Victoria , Dianne Bray, contou para a rede australiana “ABC” o animal é muito raro. “Um foi capturado em 1883, em Portland e conduzido té Melbourne por alguns dias, por isso temos um pouco de pele e dentes desse espécime”, disse. Depois disso, um outro animal foi visto em 1930, a única aparição daquele século.

O animal raro mede 6,5 metros de comprimento, pesa 3.500 quilos, e é da espécie conhecida como tubarão-frade
O animal raro mede 6,5 metros de comprimento, pesa 3.500 quilos, e é da espécie conhecida como tubarão-frade Foto: Divulgação/ Museu Victoria
O tubarão raro mede 6,5 metros de comprimento
O tubarão raro mede 6,5 metros de comprimento Foto: Reprodução/ Youtube/ Museu Victoria

Agora, os pesquisadores querem aproveitar para aprender mais sobre a espécie. “Temos cientistas interessados ​​em fazer alguns estudos de envelhecimento para descobrir quantos anos ela tem”, acrescentou Dianne.

Ainda de acordo com a gerente do museu, esses tubarões podem alcançar 12 metros de comprimento, e são o segundo maior peixe vivo. “Vamos levar amostras de pele para o exame de DNA, e também alguns tecidos musculares para a análise de isótopos estáveis, para que as pessoas possam estudar o que eles estão comendo”, explicou, ressaltando que esses tubarões se alimentam de plâncton e muitas vezes ficam perto da superfície aquecendo-se ao sol.

O tubarão foi encontrado por pescadores no último domingo
O tubarão foi encontrado por pescadores no último domingo Foto: Divulgação/ Museu Victoria
Os dentes do animal