PF realiza maior apreensão do ano de pasta base de cocaína em PE

cocaína kgA Polícia Federal em Pernambuco divulgou neste domingo o resultado de uma operação realizada na noite da quinta-feira passada e que conseguiu prender um caminhoneiro gaíucho por tráfico de drogas.

Lauro José Schutz, de 50 anos, foi detido com base em investigações realizadas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) que apontavam para o transporte de grande quantidade de droga dentro de um caminhão carreta de marca Volvo, cor vermelha, de Várzea Grande, no Mato Grosso, com destino ao Recife.

Vários bloqueios foram montados e, por volta das 21h do dia 17de abril, os policiais federais lolicalizaram o veículo na barreira montada no município do Xexéu, em Pernambuco. O veículo, estacionado no posto fiscal para carimbar a nota fiscal e seguir viagem, foi abordado pelos policais federais que, com ajuda do cão farejador Rex, encontraram embaixo do assento que funciona como cama, três caixas de papelão com 50 tabletes de pasta base de cocaína, totalizando 52,1kg.

O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante e foi levado para a Superintendência da Polícia Federal no Recife, onde foi autuado por tráfico interestadual de entorpecentes. Caso seja condenado, ele poderá pegar penas que variam de cinco a 20 anos de reclusão. O suspeito foi encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), onde ficará à disposição da Justiça Estadual de Palmares.

Além da droga e do veículo, também foi apreendido um aparelho celular. No interrogatório, Lauro informou que o veículo seria de sua propriedade e que havia saído de Várzea Grande com o caminhão carregado de bolsas plásticas prensadas para serem entregues em uma fábrica em Vitória de Santo Antão, quando resolveu aceitar uma proposta de dois homens não identificados oara transportar pasta base de cocaína o Recife. Pelo serviço receberia R$ 30 mil . O valor seria pago em Vitória de Santo Antão por um traficante, que lhe daria maiores detalhes do local do repasse por telefone celular.

O homem disse ainda que recebeu a quantia de R$ 5mil adiantados para custear suas despesas e que aceitou a proposta por estar passando por situação financeira difícil, sendo essa a primeira vez que fez este tipo de transporte. O autuado estava acompanhado de sua esposa e de seus dois filhos, um de um ano de idade e outro de três anos de idade. A mulher, que não sabia da existência da droga e não tinha qualquer envolvimento com o crime, foi ouvida e em seguida liberada, encontrando-se albergada, aguardando o recebimento de dinheiro por parte de seus parentes para poder voltar para Várzea Grande.

Esta é a 11ª apreensão de drogas feita pela PF no ano de 2014 em Pernambuco até a presente data já foi tirado de circulação 132,1Kg de pasta base de cocaína, 79,5kg de maconha e 17,1Kg de cocaína pura, tendo sido presas 12 pessoas por envolvimento com o tráfico de drogas.

De acordo com a PF, a pasta base possivelmente é oriunda da Bolívia. A droga seria usada para abastecer vários pontos de venda de crack na Região metropolitana do Recife/PE, Olinda/PE, Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho/PE e caso fosse transformada em crack daria para se fazer 156kg (cento e cinqüenta e seis) quilos, o que corresponderia a aproximadamente 625 mil pedras.

Diário de Pernambuco