PMJP inicia Serviço de Cardiologia e entrega novo Laboratório de Análises Clínicas - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

PMJP inicia Serviço de Cardiologia e entrega novo Laboratório de Análises Clínicas

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dá início, nesta segunda-feira (7), ao funcionamento do Serviço de Cardiologia do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI). A abertura será marcada por uma solenidade que terá a participação do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, a partir das 9h, no próprio hospital. Na mesma ocasião, a PMJP inaugura as novas instalações do novo Laboratório de Análises Clínicas.”Estamos resgatando a história do Hospital Santa Isabel ao reabrirmos as portas do Serviço de Cardiologia. Com isto, assumimos de forma definitiva a responsabilidade de cuidar dos pacientes com problemas cardíacos”, destacou Luciano Cartaxo. “O que estamos oferecendo é um serviço ousado, com atendimento referenciado pela Rede de Urgência e Emergência e que aposta na realização de um diagnóstico precoce como forma de diminuir os casos de morte e sequelas”, complementou.

Resultado de um investimento de R$ 1,3 milhão, o serviço contará com sala de observação, três salas vermelhas (onde ficam pacientes graves, com risco de morte), três amarelas (para a retaguarda, ou seja, acompanhamento de pacientes já estabilizados), seis leitos de UTI e 20 leitos de clínica cardiológica. “A intenção é oferecer um suporte especializado a pacientes cardiopatas que serão encaminhados por outros hospitais”, disse o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

De acordo com a diretora do HMSI, Aleuda Nágila, o serviço contará com equipes médicas trabalhando em regime de plantão 24 horas, qualificados para assistência a pacientes com os mais variados graus de complexidade e gravidade. “Os pacientes contarão com um sistema inteligente, que vai facilitar os encaminhamentos e garantir um atendimento eficiente. Queremos identificar com rapidez os casos de alto risco e beneficiar os pacientes com diagnósticos precoces, além do tratamento e do acompanhamento adequados”, explicou.

O serviço terá nove médicos cardiologistas, nove intensivistas (profissional dedicado ao atendimento do paciente internado em unidades emergenciais, tais como pronto-socorro e UTI) e nove clínicos gerais, além de enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e outros profissionais. Boa parte dessa equipe, segundo o secretário, foi convocada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio do concurso da Saúde de 2010.

Novo laboratório – Na mesma ocasião, a PMJP inaugura as novas instalações do Laboratório de Análises Clínicas Geórgia Viana, também no HMSI. Foram investidos cerca de R$ 490 mil na obra, que ampliará o serviço para cerca e 6,5 mil exames mensais, em diversas especialidades.Daniela Barbosa, responsável pelo laboratório, destacou que as novas instalações vão propiciar mais conforto para os funcionários e usuários, além de ampliar a capacidade de atendimento. Ela destaca que o serviço conta hoje com o melhor equipamento de microbiologia da Paraíba. “A população receberá um acolhimento direto, pois pensamos a obra para facilitar o acesso e adequar a estrutura aos equipamentos”, disse.

O laboratório realiza exames na área de hematologia, bioquímica, uroanálise, medição de íons, imunologia e marcadores cardíacos, além de ser responsável pelo serviço de microbiologia/bacteriologia dos quatro hospitais do município. Realiza, por mês, em torno de 2,5 mil exames.

Atualmente, o serviço dá suporte a exames pré-operatórios e atende uma média de 50 usuários externos por dia. Com as novas instalações, esse quantitativo subirá para 150 exames diários. “O serviço está preparado e equipado para o funcionamento da cardiologia, com todos os exames relacionados a essa necessidade”, garantiu Daniela.

Clickpb