Polícia civl-PE cria ferramenta que pode ajudar vítimas de roubos e furtos de celulares na grande Recife

Plataforma Alerta Celular será utilizada em todas as delegacias do Grande Recife. Foto: Tatiana Ferreira/ DP

A Polícia Civil reuniu a imprensa hoje pra divulgar um procedimento que pode ajudar vítimas de roubos e furtos de telefones celulares em Pernambuco e também a combater esses tipos de crime. Durante entreviusta coletiva, o chefe da Polícia Civil, delegado Joel Venâncio, apresentou a ferramenta Alerta Celular.

A plataforma foi lançada em março e recuperou 80 celulares. Trinta e um ainda restam ser devolvidos aos donos. O serviço já conta com 30 mil cadastrados. Para participar, a pessoa cadastra o IMEI do celular no site da Secretra de Defesa Social (SDS) ou informa no próprio Boletim de Ocorrência (BO) e auxilia a investigação da polícia pra encontrar receptores e assaltantes.

De acordo com o delegado Joel Venâncio, o projeto piloto, realizado na Delegacia de Boa Viagem, vai ser estendido em todas as delegacias da Região Metropolitana do Recife (RMR). Ele lembra que a pessoa que é pega com o celular também é autuada e vai responder por crime de receptação. “Setenta por cento dos roubos em Pernambuco estão voltados para os celulares, especialmenet Smart phones. Desse modo, vamos chegar à pessoa ao receptador e ao aurores do crime”, acrescentou.

Diário de Pernambuco