Polícia francesa tenta identificar corpo encontrado em voo São Paulo-Paris

air franceO corpo encontrado na segunda-feira (11) dentro do trem de pouso de um Boeing 777 da Air France segue no Instituto Médico-Legal (IML) de Paris à espera de identificação. O avião havia feito a rota Guarulhos/Charles de Gaulle no sábado, e encontrava-se em manutenção no aeroporto de Orly quando a vítima foi encontrada, dois dias depois. A companhia aérea confirma o incidente, mas se limita a dizer que vai colaborar com as investigações.

“O corpo foi encontrado no alojamento do trem de pouso principal enquanto a aeronave passava por manutenção”, afirmou à RFI Brasil uma fonte judiciária que acompanha o caso. “A autópsia deve levar em torno de dois dias e vai nos permitir avançar na investigação”, complementa.

O Consulado do Brasil em Paris, assim como o Aeroporto de Guarulhos, ainda não receberam nenhuma informação oficial de autoridades francesas sobre o incidente. O Aeroporto de Orly, no sul da capital francesa, não quis se manifestar a respeito. O caso é investigado pela Gendarmaria de Transportes Aéreos, segmento da polícia militar nacional francesa responsável pela aviação civil.

Embora tenha aterrissado no aeroporto Chales de Gaulle – o maior da região parisiense, na região norte da cidade –, o corpo foi encontrado em Orly, para onde o Boeing voou na segunda-feira, e onde receberia preparação técnica para realizar uma nova rota.

Camaronês morreu em 2013

Segundo o jornal Le Parisien, não é possível saber se o homem entrou na aeronave no Brasil ou na curta rota entre as duas cidades francesas. Também segundo o diário, o avião teria passado por Ruanda, além do Brasil, antes de chegar a Paris.

Se confirmado, este não será o primeiro caso de tentativa de voo no trem de pouso verificado no Aeroporto Charles de Gaulle. Em 2013, o corpo de um camaronês de 30 anos foi encontrado em uma aeronave da companhia de transporte aéreo Camair-Co. O homem teria conseguido entrar escondido no trem de pouso antes da decolagem na cidade de Duala, capital econômica de Camarões.

Noticiário Internacional