João Pessoa 24/05/2019

Início » Variedades » Porta misteriosa é achada dentro da Grande Esfinge de Gizé

Porta misteriosa é achada dentro da Grande Esfinge de Gizé

De acordo com um historiador, há algo escondido debaixo da Grande Esfinge, e uma antiga estela que foi removida de lá no século XIX pode ajudar a resolver esse mistério.

Matt Sibson, historiador e a pessoa que sonoriza os vídeos no canal “Ancient Architects” do YouTube, anunciou uma surpreendente descoberta que pode lançar luz sobre um antigo mistério relacionado a um dos mais famosos monumentos do Antigo Egito — a Grande Esfinge de Gizé.

Grande Pirâmide de Gizé, Egito

Segundo explicou Sibson, originalmente havia três estelas localizadas em frente à Esfinge: a Estela dos Sonhos, construída pelo faraó Tutmés entre 1479 a.C. e 1425 a.C., que ainda permanece no local, e mais duas estelas que foram criadas pelo faraó Ramsés, o Grande, mais de dois séculos depois. Essas duas estelas foram transferidas para o museu do Louvre em Paris no século XIX e “desde então pouco se fala sobre elas”.Depois de encontrar uma imagem de uma das duas estelas perdidas em um livro escrito pelo explorador Howard Vyce em 1837, Sibson fez uma descoberta surpreendente.

“Há uma Esfinge no topo de uma plataforma, com Ramsés, o Grande, ao lado e dando uma oferenda. A Esfinge está sentada em cima do que parece uma porta. Na Estela dos Sonhos também há uma porta debaixo da Esfinge que a bloqueia”, indicou ele ao Daily Star.

Ele também observou que Howard afirma em seu livro que “excavadores encontraram uma entrada sob a Esfinge que poderia ter apontado para uma cavidade debaixo dela”, acrescentando, no entanto, que o livro mostra apenas uma das estelas em detalhes.

“O que mostra a outra? Ela precisa ser reanalisada e trazida de novo à vida. Ela poderia lançar mais luz sobre a porta”, disse Sibson. “Acho que há algo por baixo, há muitos túneis sob o planalto de Gizé.”

Sputnik