Portugal vence Holanda e é o primeiro campeão da Liga das Nações

Portugal vence Holanda e é o primeiro campeão da Liga das Nações

A seleção portuguesa fez a festa de sua torcida no estádio do Dragão, no Porto, e venceu a Holanda, por 1 a 0, para conquistar a Liga das Nações.  Gonçalo Guedes marcou, já no segundo tempo, o único gol da partida e garantiu a festa lusa, em casa, na primeira Nations League da história.  Holanda sem bola Fernando Santos tirou a bola da Holanda.

Com De Jong anulado, o time holandês perdeu o controle do jogo e não conseguiu criar praticamente nada no primeiro tempo. Fora um ataque esporádico ou outro, o time holandês não teve muitas chances. Portugal foi melhor, com defesa sólida e ataque mais perigoso.

Os lusos ameaçaram em cabeçada de Cristiano Ronaldo, defendia por Cillessen, e em chutes de Bruno Fernandes, quem mais arriscou na partida.  Sem João Félix, que não fez uma grande semifinal, os portugueses conseguiram ter um Cristiano Ronaldo mais livre para assumir o protagonismo do jogo. Caindo pela esquerda, CR7 chamou o jogo e, em um dos lances, ganhou de De Ligt para arriscar chute que parou em Cillessen.

Portugal traiçoeiro A Holanda voltou melhor do intervalo, jogando mais com a bola nos pés. Mas foi exatamente quando os holandeses cresciam no jogo que o traiçoeiro time de Fernando Santos conseguiu fazer a diferença.  Portugal conseguiu um rápido contragolpe pela canhota. Gonçalo Guedes tabelou com Bernardo Silva e bateu forte, de direita. Cillessen tentou, e até desviou, mas não evitou a entrada da bola.

Van Dijk quase conseguiu uma resposta imediata para os holandeses. O zagueiro recebeu cruzamento na área e mandou forte, mas Rui Patrício fez a defesa.  Nos minutos finais, van Dijk virou atacante. A Laranja tentou pressionar, mas Portugal se segurou para, diante de sua torcida, ser o primeiro campeão da Liga das Nações. 

O Gol