Prefeito autoriza obra histórica no São José e bairro ganha 1.024 unidades habitacionais - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Prefeito autoriza obra histórica no São José e bairro ganha 1.024 unidades habitacionais

obra do B. são JoséUma das obras de maior impacto estrutural para a Capital será iniciada de forma definitiva nesta segunda-feira (9). Durante solenidade na avenida Rui Carneiro (altura do Rio Jaguaribe), a partir das 9h, o prefeito Luciano Cartaxo assina a ordem de serviço para a primeira etapa da revitalização do bairro São José. Em uma área de 75 mil metros quadrados (m²), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai garantir a urbanização e a construção de 1.024 apartamentos, que receberão 4.100 pessoas, hoje habitantes de áreas de risco da comunidade.

O projeto de revitalização do bairro São José está orçado em R$ 220 milhões, com recursos dos programas PAC e Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Nesta primeira etapa, a PMJP vai entregar toda a urbanização da área, com a implantação de equipamentos como uma escola padrão, Centro de Referência em Educação Infantil (Crei), quadra coberta, e praças com opções de lazer para todas as idades.

 “Estamos cumprindo um compromisso que foi firmado com a população que mais precisa. Com esta obra estamos garantindo dignidade e qualidade de vida a pessoas que sofreram a vida toda em situação de risco”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Estes moradores vão ganhar um espaço humanizado e todas as condições necessárias para construir um lar e viver melhor”, complementou.

 A etapa inicial ainda prevê a construção de 1.024 apartamentos, cada um com 50 m², divididos em 26 blocos de tipo um ou dois. Os blocos de tipo um serão maiores, comportando 32 apartamentos cada, já os de tipo dois possuirão 16 residências. O residencial ainda vai contar com 58 boxes comerciais, cada um com 10 m².

 “Com muito esforço conseguimos elaborar um projeto estruturante moderno que vai mudar de forma definitiva a vida dos moradores do bairro São José”, declarou o secretário municipal do Planejamento, Rômulo Pollari. “Estas pessoas ocuparão um espaço pronto para recebê-las e vão ter acesso a escola, creche, e espaços de esporte e lazer para exercerem de fato sua cidadania”, afirmou.

Segunda etapa – Com a finalização das obras de infraestrutura e de construção dos apartamentos, a Prefeitura de João Pessoa poderá iniciar a segunda fase do projeto, desta vez intervindo no próprio bairro. Os imóveis em área de risco darão lugar a áreas de circulação urbanizadas e novos acessos ao bairro de Manaíra, além de equipamentos como praças, quadra coberta, uma escola padrão e um Crei.

Redação com Ascom