Prefeito e autoridades de Santa Rita participam do I Congresso Mundial sobre Educação Global

Prefeito e autoridades de Santa Rita participam do I Congresso Mundial sobre Educação Global

lilian CannanéiaNo Dia do Professor, Santa Rita recebe mais uma parceria para a área de Educação. Prefeito e autoridades do município participam hoje e amanhã do I Congresso Mundial sobre Educação Global Inteligência Humanas e Construção da Cidadania, promovido pela Universidade Livre do Brasil (ULB). Durante o evento, foi lançado o Projeto Universidade da Criança, que contemplará a cidade visando realizar um trabalho voluntário junto às lideranças autárquicas em escolas municipais públicas em zonas de risco.

A escola Antônio Pereira de Almeida, localizada no Marcos Moura, será a primeira instituição de ensino contemplada com o projeto Universidade da Criança, que envolverá atividades pedagógicas e sociais. Com a missão de identificar as potencialidades de cada aluno, o projeto pretende agregar novas disciplinas para a sala de aula, como filosofia e ética.

Segundo o prefeito Netinho, a escola Antônio Pereira de Almeida foi escolhida por se encontrar em uma das áreas das mais violentas do Estado. “Essa localidade serviu de referência negativa para a Comissão dos Direitos Humanos da Câmera Federal, por ser um dos locais onde mais se mata jovens negros. Por isso, nos sentimos honrados com essa iniciativa e também porque várias entidades, como universidades e ONGs, têm interesse em trabalhar nessa comunidade, promovendo, junto aos órgãos públicos municipais e estaduais, uma educação melhor para todos”.

O superintendente da ULB, Ricardo Monteiro, esclarece que este projeto pretende implantar um novo modelo de educação. Mais de 200 profissionais estarão envolvidos nesse trabalho voluntário. “Esses alunos terão como laboratórios as escolas de ensino fundamental e as periferias mais carentes das grandes cidades”, esclarece.

O evento contou com a participação de algumas autoridades do município de Santa Rita, entre elas: Dra. Lilian Frassinetti Correia Cananea, juíza da Comarca e Diretora do Fórum do Município e a Dra. Flávia da Costa Lins Cavalcanti, Juíza Eleitoral.

O congresso reúne 18 palestrantes – em sua maioria professores e doutores brasileiros e estrangeiros, com experiências variadas em projetos de educação ao redor do mundo. Entre os palestrantes, destaque para Augusto Cury, um dos principais autores brasileiros da última década e considerado o pai da Teoria da Inteligência Multifocal. O evento está sendo transmitido online para o Brasil, Japão, EUA, Portugal e Angola. Todas as falas dos congressistas também vão fazer parte de um livro, cujo resultado de vendas será revertido em prol do Hospital Napoleão Laureano.

Agência Santa Rita