Prefeitos tomam posse desde primeiros minutos de 2013; em João Pessoa e Campina solenidades serão à tarde - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Prefeitos tomam posse desde primeiros minutos de 2013; em João Pessoa e Campina solenidades serão à tarde

112008,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0Os vereadores e os novo prefeitos de Alhandra, Marcelo Rodrigues, de Areia, Paulo Gomes, de Esperança, Cristiana Almeida, tomaram posse ainda na madrugada de terça-feira (1º de janeiro). As solenidades foram realizadas nas respectivas Câmaras de Vereadores.

Em Alhandra, no litoral sul, após a posse na Câmara Municipal ocorre uma festa popular, na rua Nossa Senhora da Assunção, a principal avenida do município.

Em Areia, no Brejo paraibano, a Câmara também ficou lotada para a posse do prefeito Paulo Gomes.

Posse de Paulo GomesFoto: Posse de Paulo Gomes
Créditos: Cláudio Pereira/Instagram

Em Esperança, a posse foi dada à presidente da Câmara de Vereadores, já que os dois candidatos a prefeito Anderson Monteiro e Nilber Almeida tiveram as candidaturas impugnadas em primeira instância.

A prefeita empossada deverá anunciar o secretariado na próxima quinta-feira (3).

Já durante a manhã, quem tomou posse foi o prefeito de Bayeux, Expedito Pereira (PSB).

Expedito toma posse em BayeuxFoto: Expedito toma posse em Bayeux
Créditos: Bayeux em Foco

Em discurso durante a solenidade de posse que aconteceu na Câmara Municipal de Bayeux, Expedito disse que “em três dias a cidade saberá o que é ter um novo prefeito”.

Os vereadores de Bayeux também tomaram posse na manhã de hoje e reelegeram o vereador Roni Alencar (PMN), presidente da Câmara de Vereadores.

Em Patos, no Sertão do Estado, também na manhã desta terça-feira (1º) foi realizada a posse dos 13 vereadores e da prefeita Francisca Motta (PMDB). No entanto, antes da posse da prefeita, houve muita confusão e bate boca durante a eleição da Mesa Diretora da Casa.

Vereadores estavam denunciando a manipulação dos procedimentos do pleito e o desaparecimento de dois computadores do local. A Polícia foi chamada para acalmar os ânimos, mas mesmo sob protesto de alguns parlamentares, a eleição aconteceu.

Polícia foi chamada durante eleição da Mesa Diretora da Câmara de PatosFoto: Polícia foi chamada durante eleição da Mesa Diretora da Câmara de Patos
Créditos: Josivan Antero do Patosonline

Após um ‘acordão’ entre oposição e situação, a chapa encabeçada pela vereadora Nadir Gerlane (PMDB) que concorreu com a chapa liderada pelo vereador Jefferson Melquíades (PMDB) venceu as eleições com nove dos treze votos.

Posse dos vereadores em PatosFoto: Posse dos vereadores em Patos
Créditos: Josivan Antero do Patosonline

No maior município do Estado, a posse do prefeito diplomado Luciano Cartaxo, marcada para às 17h desta terça-feira (1º de janeiro), envolve apresentações de culturas populares, música e uma celebração supra religiosa pela paz. Todas as atividades da posse do novo prefeito serão realizadas na Estação Ciência, Cultura e Artes Cabo Branco, no bairro Altiplano.

A celebração supra Religiosa terá inicio às 10h, com as presenças do Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, do presidente da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, Pastor Estevam Fernandes, Mãe Tuca – representando as religiões de matrizes africanas – e Marcos Lima, presidente da Federação Espírita.

Toda a cerimônia de posse do novo prefeito está sendo organizada pela equipe de transição do governo em sintonia com o Cerimonial da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Cerimonial da Câmara dos Vereadores, Estação Cabo Branco e Fundação Cultural Cidade de João Pessoa (Funjope).

Também na Estação Ciência, a partir das 16h, terão apresentações artísticas e culturais. Em seguida às 17h será realizada a posse solene do prefeito eleito Luciano Cartaxo e às 20h têm início os shows musicais para todos os convidados.

Transição positiva

No último dia do ano, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, Rodrigo Soares, avaliou de forma positiva as reuniões e encontros de transição de governo realizados em João Pessoa.

Rodrigo Soares destacou que a transição entre Luciano Agra e Luciano Cartaxo foi democrática e tranqüila. “Foi dado o tom da continuidade e inovação. Com isso, quem ganha é João Pessoa”, disse.

O presidente do PT paraibano agradece a todos que se empenharam na transição de poderes, na certeza que João Pessoa avança na caminhada de Luciano Cartaxo e Luciano Agra.

Encontro 

Na manhã desta segunda-feira (31), o superintendente da Caixa Econômica Federal na Paraíba, Elan Miranda, recebeu o prefeito diplomado Luciano Cartaxo (PT) e declarou que “com a transparência realizada na transição, em 2013 os sonhos se renovam em João Pessoa”.

Rodrigo Soares lembra que “os encontros das equipes de Luciano Cartaxo e Luciano Agra teve as salas da Caixa Econômica Federal como espaço importante de troca de experiências”.

Campina Grande

Em Campina Grande, o prefeito diplomado Romero Rodrigues e o vice Ronaldo Cunha Lima Filho tomam posse às 15h, em solenidade marcada para o teatro Severino Cabral.

Romero anunciou, nesta segunda-feira (31) novos nomes de auxiliares de sua gestão, via Twitter.

O último anúcio de nomes tinha ocorrido na sexta-feira (28), durante entrevista coletiva no auditório da Fiep, em Campina Grande.  O mprefeito tucano explicou que preferiu “tirar o caráter solene do anúncio e fazer a comunicação usando sua conta no Twitter ( @Romero45CG)”.

Com uma série de providencias para tomar em relação à sua posse nesta terça-feira, no dia primeioro de janeiro, Romero Rodrigues disse acreditar que o anúncio pelo microblog é uma forma mais pragmática, direta e objetiva para informar a imprensa e a opinião pública sobre o restante dos auxiliares escolhidos para sua equipe.

 Por Hermes de Luna