João Pessoa 25/03/2019

Início » Destaque » Prefeitura de Cruz do Espírito Santo realiza neste Sábado (16), a 1ª Edição do Brega Max, o maior evento de Brega do Estado da Paraíba.

Prefeitura de Cruz do Espírito Santo realiza neste Sábado (16), a 1ª Edição do Brega Max, o maior evento de Brega do Estado da Paraíba.

Considerado na atualidade o maior evento de cultura popular da Paraíba. O Brega Max, teve sua 1a edição no ano de 2007, na rua Professor Severo Rodrigues, (Bairro Pupular) na cidade dos canaviais e terra das águas minerais, Santa Rita-PB. Idealizado pelo empresário Valter Max, o Brega Max, está inserido do calendário de eventos culturais do estado da Paraíba e Município Santa Rita.

Após (11) edições. O Brega 2019, terá pela 1a vez, uma edição fora das fronteiras santaritenses. A 12a edição, será realizada no Município de Cruz do Espírito Santo. Uma das Cidades mais antigos da Paraíba. Suas terras foram habitadas pelos índios Tabajaras antes da conquista pelos portugueses, que implantaram engenhos e iniciaram o plantio de grandes canaviais. O povoado que deu origem ao município começou na margem esquerda do rio Paraíba, perto do Engenho Espírito Santo, propriedade do português Manoel Pires Correia. Conta a tradição que por volta de 1789 o rio Paraíba sofreu uma grande enchente deixando onde hoje é a praça Rio Branco uma cruz de madeira. Os habitantes adicionaram a palavra Cruz ao nome do povoado Espírito Santo. Na época o povoado pertencia ao município de Pilar. A Lei estadual nº 40 de 7 de março de 1896 deu a categoria de município a Espírito Santo, que também passou a abrigar a sede do município de Pedras de Fogo, extinto pela mesma Lei estadual nº 125 de 7 de novembro de 1896. Cruz do Espírito Santo é a terra natal do poeta Augusto dos Anjos, do ex-ministro da fazenda Maílson da Nóbrega e da Cachaçaria São Paulo, do Saudoso ex Prefeito Rafael Fernandes (Rafaelito).

O atual Prefeito de Cruz do Espírito Santo, Pedro Gomes (Pedrito), lamentou a falta de apoio por parte do poder executivo da Cidade vizinha, Santa Rita. “Este é evento popular que já se tornou tradição entre os munícipes daquela cidade.” Pedrito ainda pontou:

“Além de ser uma enorme satisfação, a realização desse evento, é uma questão de visão econômica, já que movimenta o setor turístico do município.”

Valter Max, também lamentou a não realização do evento em Santa Rita e creditou culpa, a falta de apoio da Prefeitura Municipal.

“Nos últimos dois anos tivemos grandes dificuldades para realização do evento em Santa Rita, por falta de apoio da (Secdtur) Secretaria, Cultura Desporto e Turismo. Durante os 11 anos de existência, o Brega Max, viveu nestes dois anos, uma fase de grandes dificuldades, correndo o risco inclusive de não ser realizado em 2019. Por isso, quando recebemos a proposta por parte do Prefeito Pedrito, ficamos radiantes de felicidade e, ao mesmo tempo, surpreendidos com a visão gigantesca que tem o prefeito. Aceitamos de cara, vamos realizar a 1a edição do Brega Max, em Cruz do Espírito Santo.”Finalizou.

A 1a edição do Brega Max, em Cruz do Espírito Santo, acontece neste Sábado a partir 19:30hs – Na Praça dos Três Poderes e contará com uma grande estrura, equipe especializada de Segurança Privada, Bombeiros Civis e apoio total do Pelotão Rural sob o comando do Sub Tenente (Joaquim).

O Brega Max 2019 terá cobertura completa com transmissão ao vivo pela TV ARAPUAN canal 14..

Marcus Cavalcanti