Prefeitura de João Pessoa chamará 250 concursados - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Prefeitura de João Pessoa chamará 250 concursados

CARTAXO RÁDIOA prefeitura de João Pessoa deve chamar os 250 guardas municipais aprovados em concurso público no começo de 2014 com o objetivo de ampliar a segurança pública, informou o prefeito Luciano Cartaxo (PT). Ainda nesse setor, ele informou que a cidade terá várias câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos, que serão monitorados em ônibus. O prefeito também destacou as ações na Saúde, Educação, na Cultura e no Esporte. O balanço do primeiro ano de gestão foi feito no programa Balanço Geral, da 98 FM.

Na Saúde, Cartaxo destacou a entrega de nove Unidades Básica de Saúde em diversos bairros, a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valetina, que deve estar pronta em março; e a ordem de serviço para a construção de uma UPA em Cruz das Armas, que deve ser dada ainda este ano.

“Fizemos os mutirões de cirurgias ortopédicas e oftalmológicas, abrimos o serviço de cardiologia do Hospital Santa Isabel, que já está atendendo com especialistas. Entregamos sete novas ambulâncias do Samu e esperamos a chegada de mais 17. Nós fizemos muita coisa nessa área. Chamei 630 aprovados no concurso da saúde, em diversas áreas, e reduzi a jornada dos enfermeiros e psicólogos em 30 horas semanais, que foi o meu compromisso”, afirmou.

Na Educação, o prefeito ressaltou a realização do concurso público para preencher 1.300 vagas e a construção de 25 novas creches, que já foram contratadas ao MEC. “Criamos um Centro de Línguas Estrangeiras municipal para o ensino de inglês e espanhol. Municipalizamos 10 creches e o Estado ainda vai passar mais 25 ao município. Também tivemos 13 novas creches construídas. Foi um ano de investimentos para a educação infantil”, disse.

O prefeito também apresentou os avanços na área de Habitação, com 1.700 apartamentos entregues e a previsão de construir mais 5 mil habitações para o próximo ano pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Cartaxo também comentou os avanços na Cultura, como o Festival Internacional de Música Clássica, a criação da orquestra sinfônica municipal, o projeto Simplesmente Natal e o Extremo Cultural.

Na área de Esporte, ele destacou a vitória do Botafogo da Paraíba. Na mobilidade urbana, ele admitiu que ainda tem muita coisa para ser feita, mas que já têm projetos em andamento, como a ampliação da Avenida Epitácio Pessoa e pavimentação de avenidas importantes, como a Edson Ramalho.

“A sensação é de dever cumprido, planejamento realizado, claro que a gente pensa em fazer mais, pois o governo está planejado para quatro anos e estamos finalizando o primeiro. Historicamente, o primeiro ano é de arrumar a casa, de dificuldades, mas conseguimos superar e, além de fazer o dever de casa, nós tivemos a capacidade de planejar também o futuro da cidade”, avaliou.

Aeroclube

Durante o programa Balanço Geral, Luciano Cartaxo comentou a vitória na justiça da prefeitura sobre o terreno do Aeroclube da Paraíba. Porém, ele garantiu que está solidário à direção do aeroclube e aberto ao diálogo para buscar um novo terreno, até maior, para implantação do novo espaço, inclusive como um clube social. “Acompanhamos de perto todo o episodio do aeroclube. Ouvimos a direção em uma dezena de reuniões para chegar a um acordo e consenso. Ontem tivemos a definição que João Pessoa ganha um parque. A ideia é começar o projeto em 2014 para, num curto espaço de tempo, tê-lo pronto e dar início à obra”, disse.


Jornal Correio da Paraíba