Prefeitura divulga programação do São João de Bananeiras; Santana e 20 atrações na lista - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Prefeitura divulga programação do São João de Bananeiras; Santana e 20 atrações na lista

imagesO Brejo paraibano vai esquentar durante o São João da cidade de Bananeiras, a 141 km de João Pessoa. A festa é promovida pela Prefeitura Municipal de Bananeiras que elaborou uma programação especial para os dias 21, 22 e 23 de junho. São mais de 20 atrações artísticas, com entrada gratuita, para animar uma das festas mais esperadas pelos nordestinos. O evento conta com o apoio do Ministério do Turismo.

Dois palcos estão sendo montados no Centro da cidade, sendo um na Praça Castro Pinto e outro na Praça Epitácio Pessoa. A novidade deste ano é o espaço Sala de Reboco. Nele a Prefeitura de Bananeiras recriou uma típica casa do interior, com 160m², feita com argila e decorada com candeeiros e demais itens tradicionais do Nordeste. Na Sala de Reboco, será montado outro palco onde trios tocarão o autêntico forró pé de serra.

“O diferencial do São João de Bananeiras 2013 está na programação que é composta com o melhor do forró pé de serra”, enfatizou Mirian Trindade, secretária de Cultura e Turismo de Bananeiras.

Entre as atrações musicais do São João Bananeiras 2013 estão Pinto do Acordeon, Jorge de Altinho, Geraldinho Lins, Três do Nordeste, Raniery Gomes, Assum Preto e Santanna, o Cantador.

A expectativa da Prefeitura de Bananeiras é que, neste ano, cerca de 50 mil pessoas participem do São João da cidade. “Nós acreditamos que, por dia, a festa conte com a presença de 15 a 17 mil pessoas que querem curtir com qualidade e segurança um São João com o melhor forró pé de serra”, disse Mirian Trindade.

Os forrozeiros não precisam esperar a noite chegar para cair no forró. Neste ano a prefeitura preparou uma programação especial onde o forró já começa a partir das 15h na Praça Epitácio Pessoa com duas atrações por dia. Depois de dançar muito forró, o visitante poderá degustar as comidas juninas, que serão vendidas em tendas montadas no Centro da cidade, e conferir peças do artesanato local que será exposta durante a festa.

Depois do descanso, é só cair no forró novamente na Sala de Reboco. Lá a programação começa a partir das 20h. Quando terminar o forró pé de serra já é hora de se dirigir ao palco principal, montado na Praça Castro Pinto. Os shows no palco principal começam às 21h com três apresentações diárias que seguem madrugada à dentro com muito forró.

Ainda na programação está prevista a apresentação de quadrilhas juninas e grupo de dança folclórica. O público também poderá conferir o casamento matuto e o Auto do São João Menino. Já no dia 23, será celebrada a missa de São João na Igreja Matriz às 19h.

Em 2012, a festa de São João de Bananeiras teve a participação de cerca de 35 mil expectadores e os shows ficaram concentrados na Praça Epitácio Pessoa. Neste ano a prefeitura decidiu montar dois palcos para dar mais conforto e segurança para o público. Equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar estão trabalhando durante São João de Bananeiras. Assim como serão instalados Postos de Saúde no local da festa.

“O orçamento da festa este ano foi reduzido, por conta dos efeitos da estiagem na Paraíba, mas a animação é ilimitada. Nós preparamos uma festa para toda a família com segurança e atrações musicais de qualidade. A cidade já está enfeitada e pronta para receber todos os forrozeiros que vão abrilhantar ainda mais a cidade de Bananeiras”, finalizou o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena.

*Programação*

*Pavilhão Central na Praça Castro Pinto*

Sexta-feira (21)

21h – Pinto do Acordeon

23h30 – Jorge de Altinho

01h30 – Raniery Gomes

Sábado (22)

21h – Três do Nordeste

23h30 – Santanna, o Cantador

01h30 – Luiz Bento

Domingo (23)

21h –Assum Preto

23h30 – Geraldinho Lins

01h30 – Nordestino do Forró

*Praça Epitácio Pessoa*

Sexta-feira (21)

15h – Ronaldo Show

17h30 – As Marias

Sábado (22)

15h – Os 3

17h30 – Swing Nordestino

Domingo (23)

15h – Adriano José

17h30 – Forró Caçuá

*Programação Cultural*

Sexta-feira (21)

15h – Dança Folclórica – Serra de Bananeiras (Praça Epitácio Pessoa)

Sábado (22)

Quadrilha Programas Sociais (Praça Epitácio Pessoa)

Domingo (23)

Casamento Matuto (Cortejo saindo da Igreja Matriz para a Praça Castro Pinto)

Dias 20 e 21

19h30 – Apresentação do Auto do São João Menino no Colégio Emília de Oliveira Neves

*Sala de Reboco*

Sexta-feira (21)

20h – Trio Rainha

Sábado (22)

20h – Trio Curió

Domingo (23)

20h – Forró de Montão

No domingo (23) está prevista uma missa de São João na Igreja Matriz às 19h.

Ascom