Prefeitura inicia construção de pontes na Avenida Beira Rio nesta sexta - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Prefeitura inicia construção de pontes na Avenida Beira Rio nesta sexta

ponte alti planoAs notícias de alagamentos na Avenida Beira Rio, em João Pessoa, vão fazer parte, em breve, de um passado distante para os moradores da orla. Nesta sexta-feira (27), o prefeito da Capital Luciano Cartaxo dará ordem de serviço para intervenções que preveem a construção de duas pontes sobre o rio Jaguaribe, na área que dá acesso aos bairros de Cabo Branco e Altiplano.A obra, orçada em R$ 4,3 milhões, prevê também ações para a melhoria no trânsito na área.

A construção das duas pontes, uma em cada sentido da via, é uma cobrança de mais de 20 anos dos moradores que usam a avenida para chegar à área central da cidade, acostumados a serem surpreendidos pelas cheias do rio Jaguaribe, no período chuvoso. O projeto prevê uma elevação no nível da pista em cerca de dois metros e meio, acabando de vez com o risco de o nível do rio subir mais que a altura da ponte, como ocorre atualmente.

A estrutura, segundo o secretário de Infraestrutura do Município, Cássio Andrade será bem diferente da atual, que se constitui em uma pista sobre um bueiro. As novas pontes serão construídas sobre o rio com maior potencial para o escoamento da água. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) também fez um trabalho preventivo de limpeza ao longo de todo o rio Jaguaribe. Graças a isso, apesar das chuvas, não foram registrados alagamentos na área mesmo com o início do período chuvoso.

A obra prevê ainda a construção de uma nova rotatória, além da já existente na entrada do Altiplano. O novo equipamento ficará nas imediações da Rua Angelina Baltar (Rua do Capim), que será asfaltada pela Prefeitura de João Pessoa. A via é a que liga a Avenida Beira Rio a Epitácio Pessoa e vai figurar como mais uma opção para os motoristas que trafegam entre duas das principais avenidas da Capital.

O projeto vai melhorar o trânsito na Avenida Beira Rio, nos dois sentidos da via. Isso porque a obra permitirá que entre uma rotatória e outra, haja uma terceira faixa em cada um dos sentidos, o que dará mais fluidez ao tráfego de veículos e evitará congestionamentos nos horários de pico. A previsão da Secretaria de Infraestrutura é a de que a obra esteja completamente concluída em um ano e oito esses.

Beneficiados – Os principais beneficiados com a obra serão os moradores de Miramar, Altiplano, Portal do Sol, Cabo Branco e Tambaú, uma população de quase 40 mil pessoas, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Mas na prática, reforçou Cássio Andrade, toda a população da cidade será contemplada com a obra.