Prefeitura inicia trabalho emergencial para amenizar os efeitos das chuvas que alagaram ruas e avenidas de Santa Rita - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Prefeitura inicia trabalho emergencial para amenizar os efeitos das chuvas que alagaram ruas e avenidas de Santa Rita

trabalho chuva 00Equipes de engenharia, topografia e limpeza começaram cedo os trabalhos emergenciais e preventivos na manhã dessa quarta-feira, 25, para amenizar os efeitos da chuva. Ruas alagadas, galerias entupidas foram o foco da operação de hoje que teve a presença do prefeito e secretários acompanhando os serviços.
boeiras obstruidas

As ruas de Tibiri II: Jericó, Juazeirinho, Diamante e um trecho da Guarabira foram contempladas com esse serviço emergencial, cerca de 50 pessoas trabalham nesses serviços que, segundo Alexandre Fernandes, fiscal de limpeza urbana da prefeitura, a situação encontrada era desastrosa: “Encontramos galerias entupidas, ruas alagadas e com água entrando nas casas dos moradores, resultado das últimas chuvas que caíram em Santa Rita”.
boeiras um
A dona de casa Dulcineia Silva, moradora de Tibiri II, disse que quando chove já sabe que vai atravessar a rua Jericó com água na canela: “Sempre que chove nessa rua a água bate na canela, os moradores constroem as calçadas mais altas e um murinho mesmo assim a água entra nas casas”, falou Dulcineia.
boeira tres

Além dos serviços nessas quatro ruas também está sendo feito a limpeza e manutenção de vinte galerias como ação preventiva, uma das galerias que teve o serviço realizado na manhã de hoje foi na Rua Pombal, que é acesso principal ao Mercado Público de Tibiri II.

Para o prefeito Netinho o trabalho mais que emergencial é preventivo: “A população não pode conviver com as casas alagadas, estamos fazendo esse trabalho emergencial e já determinamos a troca da tubulação que é de 40 para 1.000, com isso irá dificultar o entupimento e os alagamentos, também iremos colocar uma boca de lobo a cada 50 metros num trabalho preventivo”, destacou o prefeito.

O prefeito destacou também que resolveu o problema maior dos alagamentos em Santa Rita que era na região do Rio Preto: “Resolvemos o principal problema da cidade que era na região ribeirinha, no Rio Preto o problema vinha se arrastando há mais de 20 anos resolvemos em 60 dias”.
trabalho da chuva dois

A prefeitura ressalta também a questão da consciência ambiental da população, jogar lixo nas ruas, acumulo de detritos de obras e outros são elementos que juntos contribuem para os alagamentos das ruas e entupimento de galerias, esse trabalho de limpeza urbana deve ser feito pela prefeitura em parceria com a população que deve colocar o lixo em locais adequados.

Agencia Santa Rita