Preocupado com onda de assaltos, Ricardo Barbosa sugere banco de dados para bicicletas na PB

ricardo barbosa violenciaO deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB), propos que seja criado um banco de dados para bicicletas no Estado da Paraíba. Preocupado com a recente onda de assaltos, o socialista acredita que o registro desses veículos vai ‘inibir’ o roubo.

Em entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação, nesta quinta (4), Barbosa afirmou que também foi autor de um projeto que se transformou em lei onde instituiu e regulamentou as ciclovias na Paraíba, apesar de João Pessoa ser um dos únicos locais onde elas existem. Agora “preocupado com a popularização nacional dos assaltos a ciclistas” e não apenas a ciclistas, mas quem utiliza bicicleta como meio de transporte.

“São vários os registros de acidentes, roubos e furtos e nos inspiramos em um projeto votado no Rio de Janeiro para que estabeleça o registro nas bicicletas seria como emplacamento no carro. Ela obriga vendedores, fornecedores na nota fiscal dizerem o número do registro daquela bicicleta e se cria um banco de dados na Secretaria de Segurança Pública Estadual para quando bicicletas forem roubadas, eles possam denunciar”, explica.

Para Barbosa, quando se encontra a bicicleta acha-se também o assaltante e, de acordo com ele, isso inibe o roubo que “está se massificando”.

O socialista afirmou ainda que pediu a deputada Estela Bezerra (PSB), que é a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para que a matéria fosse colocada para votação ainda nesta quinta (4). De acordo com Barbosa, a deputada garantiu que seria colocado na próxima sessão, na semana que vem, pois nesta quarta já não havia mais possibilidade.

Marília Domingues / Fernando Braz